O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, dá canetada que traz proibição que afeta até mesmo o poderoso Assaí, além de milhares de outros motoristas paulistas
Os motoristas do estado de São Paulo, e até mesmo a rede de supermercados Assaí, além de outros estabelecimentos, vão precisar se atentar a esse comunicado do Corpo de Bombeiros que envolve o governador Tarcísio de Freitas.
Conforme informações do site Quatro Rodas, quem tem carro elétrico poderá sofrer para conseguir carregar o carro e o motivo é uma decisão do Corpo de Bombeiros. O órgão enviou um parecer técnico que visa endurecer as regras para instalação de carregadores, independente da potência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia do Corpo de Bombeiros é tornar as áreas onde se carrega os carros elétricos mais seguros, uma vez que as regiões onde isso ocorre hoje, não oferecem a segurança necessária. O foco é que as estações de recarga sejam obrigadas a ter um distanciamento de 5 m, para cada lado, em relação a outras vagas ou estarem divididas por paredes corta-fogo com pelo menos 1,60 m de altura e 5 metros de largura.
Além disso, em estacionamentos com mais de 50% de área coberta ou em sobressolos ou subsolos, a regra exige que a parede corta-fogo se estenda até o teto e cada vaga deveria ter sistema de detecção de incêndio com dois chuveiros com vazão de água definida. E vale destacar que o parecer técnico também prevê a proibição do carregador em vagas duplas, onde um carro prende o outro.
DECISÃO DEPENDE DE TARCÍSIO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do parecer do Corpo de Bombeiro, é uma decisão que depende da canetada de Tarcísio Freitas, o governador de São Paulo. Por enquanto, é apenas uma ideia que pode virar lei. Como é um projeto que visa a segurança de motoristas e de outras pessoas, pode ser que seja aprovado e caso seja, milhares de estabelecimentos que não está de acordo com a regra, vão precisar se adaptar.
Nesse caso, a rede Assaí seriam uma dessas. De acordo com o site Nord Investimentos, nas unidades Assaí Atacadista Anhanguera, Assaí Colinas, Assaí Aeroporto e Assaí Mooca, são locais que oferecem carregamento de carros elétricos. Logo, são áreas que caso a lei entre em vigor, poderão ter que se adaptar as novas regras.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Proibições no metrô e no Bilhete Único: Eduardo Paes sofre com 2 viradas no transporte do RJ em 2025
● R$10,5B: Dona do Ifood passa por cima da Uber e acaba de comprar gigante dos apps no fim de 2024
● Risco fatal: 6 sinais silenciosos que seu corpo está dando e indica o início de um câncer no pâncreas
QUANTOS CARROS ELÉTRICOS EXISTEM NO BRASIL?
Conforme informações do site Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) compilados pela empresa NeoCharge, no Brasil hoje existem pouco mais de 157 mil unidade de carros elétricos. A expectativa é que esse número cresça no futuro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE