Na nova novela das seis, Orgulho e Paixão, que estreou nesta terça-feira, dia 20, a personalidade singular das mulheres da trama – especialmente das irmãs Benedito – será bastante explorada. E para apresentar as características marcantes de cada uma, a abertura da novela de Marcos Bernstein apresenta uma releitura moderna, com linguagem divertida e lúdica, através de animações.
A realização deste trabalho durou cerca de três meses e as referências de linguagem usadas vieram do universo de filmes e livros de Jane Austen – que é a inspiração do autor da trama – e de duas animadoras, a inglesa Joanna Quinn e a brasileira Rosana Urbes. Os desenhos foram inspirados no trabalho do pintor francês Toulouse Lautrec. De acordo com Alexandre Romano, diretor de arte da Globo e um dos responsáveis pela criação da abertura, o estilo do artista reflete bem a elegância constante em toda a arte da novela, que se passa no fictício Vale do Café, interior de São Paulo, no início do século XX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de ser uma história de época, a novela aborda assuntos contemporâneos. Assim, o grafismo, também marcante no trabalho de Lautrec, foi um recurso utilizado para não perder a modernidade. Na produção há também muito romantismo e feminilidade. “Pensamos em representar a leveza e a jovialidade da história das protagonistas, com um tom suave, gracioso e divertido, como o da história de cada uma. Usamos a animação tradicional em 2D, mas com movimento e dinamismo contemporâneo, como o clima da novela. Para a animação, nos inspiramos no traço irregular de cores suaves das ilustrações de Toulouse Lautrec. Seu minimalismo expressivo traz para abertura um estilo elegante e gráfico como seus cartazes clássicos. E também pegamos várias referências da própria história e da direção do Fred Marynk”, detalha Alexandre Romano.
+ Prostituta, filha “morta” de Mercedes aparece em O Outro Lado do Paraíso; veja fotos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pano de fundo da abertura é a ambientação da trama. Portanto, há detalhes que identificam, por exemplo, o campo de café, os casarões, as fazendas e a ferrovia. O público poderá conhecer um pouco de Jane (Pamela Tomé), Mariana (Chandelly Braz), Cecília (Anaju Dorigon), Lídia (Bruna Griphão), Elisabeta (Nathalia Dill) e da amiga da família Ema Cavalcante (Agatha Moreira). Entre as irmãs, uma é doce, tímida e não consegue expressar suas paixões por ninguém; a outra é aventureira e sonha em encontrar o grande amor; tem a que vive no mundo da imaginação e está sempre rodeada de livros; a que se destaca por seus excessos e sua atitude despachada; e aquela que vê o casamento como segundo plano e sonha em sair e explorar o mundo. Imprimir a individualidade de cada uma em desenhos foi um grande desafio para a equipe de Romano. “Fazer uma animação tradicional, de um minuto, em pouco tempo, é sempre um desafio. Chegar no estilo de traço e animação nos faz passar por muitos testes e ajustes durante o processo e a animação desenhada quadro a quadro tem algumas etapas até a finalização”, explica Romano.
Para embalar esse trabalho primoroso, a atriz e cantora Lucy Alves foi escolhida para interpretar a canção da abertura, que é uma versão em português da Fernanda Takai para a faixa “Dulce Compañia”, da cantora mexicana Julieta Venegas. A letra fala de amor e expressa determinação, que traduz as atitudes das personagens da novela. “A escolha deste tema de abertura veio de um desejo meu e do Marcos de termos uma abertura leve, que retratasse o clima romântico da novela. Lucy Alves traz em sua voz jovialidade e um calor, que complementam o universo de nossa estória”, afirma Fred Marynk, diretor Artístico de Orgulho e Paixão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Madá toma atitude drástica, segredo de Belisa vem à tona e ameaça: Volta por Cima crava 3 viradas históricas
● Viola fica à beira da morte, Mavi se desespera e +1 bomba: Mania de Você crava 3 reviravoltas pra se salvar
● Resumo de Volta Por Cima: Capítulo de quarta-feira, 06 de novembro, da sua novela das 7
Ficha Técnica:
Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá
Criação, Direção e Direção de Arte: Alexandre Romano, Renan de Moraes, Christiano Calvet, Valerycka Rizzo
Animação e Composição: Campo4
Produção Executiva: Orlando Martins
Coordenação de Criação: Valerycka Rizzo
Logo Design: Valerycka Rizzo
Atendimento: Carla Sá, Suzana Prista, Isabel Arthou, Paula Machado
Assista a abertura aqui.