Cantor amado pelo Brasil morre aos 87 anos
Internado a mais de um mês na UTI do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas FMUSP), em São Paulo, Luiz Galvão, fundador do Novos Baianos, faleceu nesse sábado, 23, deixando o país inteiro de luto.
+Dona Déa, mãe de Paulo Gustavo, surge ao lado dos netos; eles cresceram e estão ainda mais lindos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O grande poeta, músico e compositor já lutava contra uma infecção pulmonar desde setembro e partiu aos 87 anos de idade. A notícia foi dada por amigos e familiares do artista e divulgada ao público pelas redes sociais.
Nascido em Juazeiro, Luiz Galvão chegou a ser jogador profisisonal e agrônomo, onde trabalho na área por cerca de 6 anos, quando decidiu se dedicar a sua paixão, a música.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi em Em 1968, que Luiz Galvão se juntou a Moraes Moreira e Paulinho Boca de Cantor, formando o Novos Baianos, um dos grupos mais famosos da história do MPB.
HOMENAGEM DE FAMOSOS
Artistas como Baby do Brasil, Caetano Veloso e Lúcio Mauro deixaram suas homenagens a Luiz Galvão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em sua conta oficial do Instagram, Caetano Veloso relembrou a grande trajetória do artista. “Galvão criou e liderou o grupo Novos Baianos, acontecimento que se coloca entre os que mudaram o rumo da história do Brasil. Sendo de Juazeiro, atraiu João Gilberto para a casa coletiva em que viviam os membros do grupo. E isso definiu o caminho rico que se pode resumir no álbum Acabou Chorare mas que se desdobrou em muito mais.”, iniciou ele.
O cantor continuou. “Vamos sentir saudade dele – e também celebrar a peculiaridade de sua pessoa. Tenho a honra de ter sido parceiro dele em ao menos uma canção sobre O Farol da Barra. Num barzinho do Campo Grande a dupla era Moraes e Galvão. Depois se multiplicaram em Baby e Pepeu e Dadi e tantos mais. Os dois já se foram, mas seu legado mantém o país capaz de muito mais do que parece.”, refletiu ele.
Grande amiga de Luiz Galvão, Baby do Brasil contou como foi receber a notícia da perda. “As 23:47 desse dia 22/10/22, ontem, recebi a notícia impactante em meu Zap: “ Galvão se foi ”, por sua esposa. Um silêncio espiritual se fez presente onde eu me encontrava com a minha produção. Ouve uma parada no tempo… gravei uma mensagem em profundo sentimento de amor para a esposa e filhos, pois esse é um momento muito marcante, e forte, do nosso Joãozinho Trepidação, o Galvis, o Poeta dos Novos Baianos, fazendo a “Passagem” para o lado de lá! Ja imortalizado na arte por suas letras maravilhosas, sua identidade poética, seu estilo inconfundível“, escreveu ela.