Ana Cañas aproveitou vídeo para desabafar sobre assédios e abusos sexuais que já sofreu
A cantora Ana Cañas postou nas redes sociais um vídeo em que aparece com roupas minúsculas durante um show nesta segunda (02). Depois, ela explicou a situação.
Ana Cañas disse que o pessoal da organização do show ficou preocupado achando que ela ia tirar toda a roupa no show e ficar nua. Ela continuou dizendo que nós feministas sabemos que a nudez do corpo padrão (branco e magro como o dela) não é empoderamento – termo que sofre um esvaziamento hoje e pressupõe a mudança das estruturas de decisão e poder, além de ser uma luta coletiva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Atores de Rebelde e outras novelas mexicanas burlam conservadorismo e engatam relacionamento gay
Porém precisou desconstruir muita coisa internamente como os traumas de todos os assédios e abusos que sofreu na vida – incluindo um muito cedo dentro do ambiente familiar, pra poder se sentir à vontade com o seu corpo, e aprendeu a odiar o seu corpo, a se culpar por toda a violência pela qual fui vítima, relatou Ana Cañas.
A jovem explicou que cobriu seu corpo por muitas décadas, usando calças largas de moletom, maiô na praia sempre, casacos na cintura, decotes nem pensar. por isso, para Ana Cañas, é uma vitória muito grande aprender a se amar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela comentou que é uma vitória gigantesca se libertar e, principalmente, entender que toda violência que sofremos é culpa do abusador e da cultura patriarcal. Ana Cañas celebrou a força política de todos os corpos femininos e celebra ainda mais a dos corpos não padronizados, numa vitória coletiva de que mulheres tem o DIREITO de ser quem são, de amarem seus corpos e de usarem as roupas que bem desejam, opinou a beldade.
Ana Cañas continuou dizendo que hoje, canta com a bunda de fora, feliz e quicando no palco, dançando livremente, saboreando a conquista de ter se tornado a mulher que é hoje, alguém que aprendeu a se amar, apesar de tudo. “Uma raba que aprendeu a rebolar, sorrir e se libertar de toda opressão, de todo medo”, disparou.
A jovem concluiu deixando um beijo à organização do evento ontem em Uberlândia que a contratou. Ana relatou que desfrutou de liberdade e apoio para fazer o show e foram contratados pela prefeitura no aniversário da cidade, significou muito para eles [a cantora e sua equipe].