Proposta de rodízio em BH escancara crise na mobilidade e expõe caos no trânsito da região, a qual sofre com duas sentenças ainda em 2025
Duas sentenças recaíram sobre o trânsito de Belo Horizonte, BH-MG, movimentando intensamente os debates entre moradores da capital mineira.
- A primeira delas envolveu a proposta de um rodízio de veículos, apresentada ainda em 2023;
- Já a segunda, a derrubada da mesma, o que gerou críticas contundentes e evidenciou o caos no trânsito da cidade.
Ambas evidenciam o desafio persistente da mobilidade urbana na cidade.
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Sendo assim, a partir de informações do Hoje em Dia, e da coluna Opinião do portal O Fator, a equipe especializada em urbanização do TV Foco, traz abaixo toda a situação envolvendo esse fato extremamente preocupante e urgente.

1- Proposta do rodízio
Ainda em dezembro de 2023, o vereador Cesar Gordin (Solidariedade) protocolou um Projeto de Lei (PL) na Câmara Municipal de BH, propondo a implementação de um rodízio de veículos nos moldes do adotado em São Paulo.
A medida visava restringir a circulação de carros particulares de segunda a sexta-feira, conforme o final da placa, com o objetivo de aliviar o trânsito caótico da capital .
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Gordin justificou a proposta como uma alternativa emergencial diante da saturação viária e da ineficiência do transporte público.
O projeto previa um período experimental de um ano, durante o qual a prefeitura avaliaria a necessidade de continuidade, modificação ou cancelamento da medida:
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Resistência:
No entanto, a proposta enfrentou uma resistência significativa. Motoristas de aplicativos expressaram preocupação com o impacto na renda, já que muitos dependem do carro como principal fonte de sustento.
Além disso, críticos apontaram que o transporte público da cidade não oferecia alternativas viáveis para a população .
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Diante das críticas, Gordin decidiu retirar o projeto de tramitação e reconheceu que, antes de implementar restrições à circulação de veículos, era necessário melhorar significativamente a eficiência do transporte público, oferecendo opções de qualidade à população .
“Recebi apelos e argumentos de várias pessoas e entendi que antes disso (projeto) precisamos melhorar muito a eficiência do transporte público e dar uma opção de qualidade às pessoas” – Finalizou ele na época.
“Retirei agora o projeto sobre o rodízio de carros em BH. Fiz a proposição por entender que poderia ser uma alternativa ao trânsito caótico que estamos enfrentando” – Disse o vereador.
Vale destacar que no texto, estava previsto que quem desrespeitasse as regras estaria sujeito à penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro.
Porém, atualmente, quem é pego transitando em locais e horários proibidos pela regulamentação é multado em R$ 130,16.
2- O caos:
No entanto, apesar da retirada do projeto, o trânsito em Belo Horizonte continua desafiador.
Mesmo porque a cidade continua enfrentando congestionamentos frequentes, especialmente nos horários de pico, prejudicando a qualidade de vida dos cidadãos e contribuindo para a poluição ambiental.
O que, conforme dito acima, impacta e traz o caos na mobilidade e na rotina de milhares de moradores da capital mineira.
Existem novos projetos para implementar o rodízio em Belo Horizonte?
Infelizmente, até o momento, não há registros de novos projetos de rodízio de veículos em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte.
O debate sobre a mobilidade urbana, no entanto, permanece ativo, com discussões sobre alternativas para melhorar o trânsito e o transporte público na cidade.
Depoimentos:
Uma moradora ouvida com exclusividade pelo TV Foco, nesta segunda-feira (14), chamada Maria Eduarda Bianchi, ilustra bem essa situação.
Moradora do bairro do Buritis, ela alega que em sua região, por ser verticalizada, possuí uma concentração enorme de pessoas, o que dificulta bastante o fluxo do trânsito:
“Muita gente mora aqui e o trânsito acaba não suportando a quantidade de pessoas. A Avenida Mário Werneck fica com muito trânsito, levando de 40 a 45 minutos só para sair do bairro.
Conclusão:
Em suma, uma proposta de rodízio de veículos em Belo Horizonte revelou duas sentenças com uma complexidade dos desafios enfrentados pela cidade em termos de mobilidade urbana.
No entanto, a retirada do projeto evidenciou ainda mais a necessidade de soluções mais abrangentes e sustentáveis, priorizando melhorias no transporte público antes de implementar restrições à circulação de veículos.
Por fim, apesar de não haver novos projetos em andamento para uma nova implementação do rodízio na capital, o debate continua, refletindo a busca por um equilíbrio entre as necessidades da população e a qualidade de vida na capital mineira.
Mas, para saber mais informações a respeito das leis de trânsito, entre outras, clique aqui*.