Anvisa passa o facão e manda retirar lotes de carne, chocolate e farinha dos supermercados
A Anvisa teve que proibir três marcas conhecidas de comida por conta de situação. Responsável pela segurança dos brasileiros, tudo que não segue as exigências previstas no órgão precisa ser arrancado das prateleiras.
A instituição tem regras que abrangem segurança e higiene, e essas três marcas famosas descumpriram com algumas delas e como resultado a Anvisa emitiu um comunicado informando sua proibição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CARNE CONTAMINADA
Conforme informação do Folha Vitória, o órgão do governo federal barrou carne famosa. Em nota, a Anvisa determinou a suspensão da comercialização, distribuição e utilização de um lote de carne bovina congelada sem osso, da marca Cedro Alimentos no dia 15 de fevereiro de 2024. Isso ocorreu devido à detecção de níveis acima do recomendado de Escherichia coli, que pode causar infecções urinárias, diarreia, colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.
CHOCOLATE COM VIDRO
Os produtos em questão eram as barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com Castanhas de Caju e chocolate ao leite com Castanhas de Caju e Uvas Passas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, a agência sanitária também determinou o recolhimento voluntário dos seguintes lotes: 225212941G e 225312941. Não querendo causar pânica, a Anvisa fez questão de ressaltar que somente esses dois lotes citados precisavam ser retirados das prateleiras.
Ao G1, a empresa esclareceu que havia suspendido imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes após ser identificada uma “possibilidade remota” de contaminação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
FARINHA
Conforme informações da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, no dia 5 de janeiro desse ano, a Anvisa proibiu a comercialização, distribuição e uso do lote 00125112023 do produto Mistura Flocada para Empanados Farinha Panko (embalagem plástica de 1 Kg), marca Alfa Alimentos, validade 25/11/2024, fabricado pela empresa Indústria Alimentícia Alfa LTDA, CNPJ nº 38.875.365/0001-32.
A medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido a produção do lote especificado no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar riscos aos consumidores.
AS EMPRESAS OPERAM NORMALMENTE?
Sim! Uma vez que quando a Anvisa barra um produto, e a empresa opera com outros, se os demais tiverem dentro dos padrões de segurança exigidos, ele pode ser comercializado normalmente. As empresas que são autuadas pelo órgão voltam a operar com o produto barrado pouco tempo depois de entrar na linha.