ALERTA!

Nojeira: A interdição da Anvisa contra açougue, padaria e mais 2 restaurantes

15/07/2024 às 12h45

Por: Larissa Caixeta
Anvisa interdita açougue, padaria e + 2 (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa interdita açougue, padaria e + 2 (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa crava interdição contra açougue, padaria e mais 2 restaurantes após a identificação de comercialização de carne de cachorro, baratas e ambiente insalubre com muita nojeira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a responsável pela fiscalização e regularização de diversos produtos e serviços no país. Sendo assim, todos os órgãos de Vigilância Sanitária seguem a risca as regras da autarquia. Visando manter a qualidade do que é servido para a população para garantir a saúde e bem-estar de todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, por exemplo, vamos falar sobre a interdição de alguns órgãos de Vigilância Sanitária, em cumprimento de ordens e normas da Anvisa. As autuações que citaremos ocorreram contra um açougue, uma padaria e mais dois restaurantes, um deles sendo muito famoso no Brasil e amado por todos os brasileiros.

Vale frisar que esses estabelecimentos são diariamente frequentados pelos brasileiros. Existem muitas pessoas que preferem as carnes frescas no açougue, do que às embaladas a vácuo. Tem gente também que ama ir tomar um cafezinho na padaria, assim como fazer suas refeições em restaurantes, até mesmo para evitar o fast food.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, como já mencionamos, 4 desses estabelecimentos foram fechados às pressas pelas autoridades sanitárias devido a uma série de problemas, como a suspeita de comercialização de carne de cachorro em açougue, a presença de baratas e ambiente completamente insalubre com muita nojeira encontrados em uma padaria e dois restaurantes. Confira tudo logo abaixo.

1 – Açougue interditado por comercializar carne de cachorro

Bom, segundo as informações divulgadas pelo portal ‘Terra’, no dia 19 de dezembro de 2023, um homem de 25 anos foi preso em flagrante por supostos delitos ligados às relações de consumo. O Terra informou que a operação, batizada de “Carnificina”, foi deflagrada pela Polícia Civil na região do litoral sul do Rio Grande do Sul, junto aos órgãos sanitários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A operação se deu a partir de uma denúncia sobre atividades suspeitas de abate de cães na região para vender em um açougue, cujo nome não foi divulgado pelas autoridades. O açougue também foi fechado pela Vigilância Sanitária, devido à constatação de precárias condições de higiene. Cerca de 49,5 kg de carne foram descartados.

Vale destacar que, com a prisão e o fechamento do local, não foram encontrados mais detalhes sobre o caso, que segue sendo investigado pela Polícia Civil, segundo a fonte. Devido à falta de identificação, não foi possível localizar manifestações ou declarações oficiais das partes envolvidas sobre o ocorrido.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

2 – Padaria interditada em São Paulo

No dia 16 de novembro de 2022, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), em cumprimento das normas da Anvisa, interditou uma padaria localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Em nota oficial, a prefeitura afirmou que o estabelecimento não cumpria os requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos.

Segundo o ‘G1’, no estabelecimento, foi constatado acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, sujidades e a ausência de barreiras físicas que impedem a entrada de animais como insetos, baratas e ratos. Falta de controle/monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade. Conforme as informações divulgas pelo ‘G1’, na época, a fiscalização foi feita em atendimento a denúncias anônimas recebidas pelo serviço 156 da Prefeitura de Campinas.

Vale dizer que, como o nome da padaria e nem o seu endereço foram divulgas, fica impossibilitado afirmar qual a sua atual situação. No entanto, bastava o estabelecimento de adequar, que poderia solicitar a desinterdição. Logo, após a correção das infrações, o estabelecimento poderia funcionar normalmente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 – Órgão fiscalizador da Anvisa fecha estabelecimento com muita nojeira

Segundo as informações da Prefeitura de Aracruz, no dia 05 de maio de 2009, um restaurante fechou as portas na cidade, após uma fiscalização da Vigilância sanitária. Sendo interditado por oferecer riscos à saúde pública, com um local sem estrutura adequada, ausência e condições higiênico-sanitárias, e até mesmo estar funcionando sem o Alvará.

Para voltar a funcionar, o restaurante teria que regularizar a situação documental, ajustar a estrutura física, estar de posse dos alvarás. Na época, o dono do restaurante também foi autuado por infração e ainda teve que pagar multa. O gerente da Visa de Aracruz, Alexandre Rebuzzi, informou que no local também havia risco de contaminação pela manipulação inadequada dos alimentos.

Por fim, Alexandre Rebuzzi, ressaltou a situação do restaurante, que não teve o nome divulgado, dizendo: “O restaurante vai ficar fechado até que a situação seja regularizada”, disse o gerente. Por se tratar de um caso mais antigo, e que não teve o nome exposto, fica impossibilitado dizer como anda a situação atual do estabelecimento.

4 – Restaurante famoso interditado devido diversas irregularidades

Por fim, no dia 07 de dezembro de 2023, a Vigilância Sanitária, em cumprimento às regas da Anvisa, também interditou uma unidade do restaurante Parmê, na zona norte do Rio de Janeiro. Onde, segundo o ‘UOL’, foram encontrados ratos e baratas no meio dos alimentos, e também cerca de 100 kg carne podre, fora da validade e sem nenhuma proteção.

Conforme as informações divulgadas pela ‘CNN Brasil’, o gerente do restaurante foi preso em flagrante com base na Lei dos Crimes Contra as Relações de Consumo. Destacando que a pena nesse caso varia de 2 a 5 anos de prisão. A motivação do órgão fiscalizador da Anvisa, se deu através de denúncias por meio do Disque Denúncia.

Na época, o Norte Shopping informou, que, colaborou com a operação realizada pela Vigilância Sanitária e aguarda a adequação do restaurante para voltar a funcionar. No entanto, o restaurante não se pronunciou sobre o caso, porém, em casos assim, o estabelecimento só pode voltar a funcionar após seguir todas as adequações.

Por que o Parmê é um ótimo restaurante?

A história da Parmê iniciou em 1972, no bairro de Vila Isabel. Um lugar bem simples, com apenas 5 funcionários. No entanto, as massas e pizzas do restaurante rapidamente se tornaram um sucesso na redondeza, acrescido do bom atendimento, assim se expandindo. Vale dizer que, a empresa sempre preza pelo melhor para os seus clientes.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para denunciar à Anvisa, acesse o site oficial da agência e procure pela seção de “Denúncias”. Preencha o formulário online com as informações solicitadas, como descrição do problema e dados de contato. Você também pode entrar em contato pelo telefone 0800 642 9782. As denúncias podem ser anônimas, mas é recomendável fornecer detalhes para uma melhor investigação.

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

Açougue
Anvisa
Destaque
padaria
Parmê
restaurantes

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.