Operação da Vigilância Sanitária encontrou situações insalubres em três restaurantes de São Paulo, levando à interdição imediata e deixando clientes em estado de choque
Há aproximadamente 10 anos, mais precisamente no ano de 2016, uma notícia chocou os moradores de São Paulo, especialmente os frequentadores do tradicional bairro da Liberdade, conhecido por sua forte influência cultural asiática.
Isso porque três restaurantes de comida chinesa foram alvo de uma operação da Vigilância Sanitária após denúncias graves, incluindo a venda de carne de cachorro e a manutenção de condições insalubres.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso gerou comoção e levantou questões sobre a fiscalização de estabelecimentos alimentícios na cidade.
Sendo assim, a partir de informações obtidas pelo G1, Folha de S.Paulo e pelo Guia da Liberdade, iremos relembrar o ocorrido e revelar se o trio conseguiu regularizar a sua situação e reabrir as suas portas.
Um choque!
Conforme mencionamos, no dia 06 de agosto de 2016, os restaurantes Chifu, Ban Wa e Rei dos Reis, localizados na Praça Carlos Gomes, no coração da Liberdade, foram interditados pela Vigilância Sanitária:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Rato no freezer: Interdição de supermercado nº1 deixa donas de casa de cabelo em pé em São Luís (MA)
● Barata viva na comida: Descoberta horripilante em restaurante nº1 faz a ANVISA ligar o alerta em SP
● Eduardo Leite ciente no RS: Anvisa fecha as portas de fábrica de carne em Porto Alegre ao flagrar podridão
- Acusaram um dos restaurantes de servir carne de cachorro, embora as análises laboratoriais não tenham confirmado oficialmente.
- Encontraram alimentos em freezers em estado de conservação inadequado, com risco de contaminação;
- Além disso, o ambiente também apresentava nojeira e falta de higiene.
- Os estabelecimentos não conseguiram comprovar a origem dos produtos utilizados.
- Prenderam três pessoas, incluindo donos e gerentes, e liberaram-nas após o pagamento de fiança equivalente a cinco salários mínimos.
A mídia divulgou amplamente a operação, gerando revolta e preocupação entre os clientes dos restaurantes, que eram bastante populares na região.
Como estão os restaurantes Chifu, Ban Wa e Rei dos Reis em 2025?
Embora as manifestações oficiais dos três restaurantes sobre o ocorrido não tenham sido encontradas até então, após a interdição e o escândalo, os três restaurantes passaram por processos de fiscalização e, em alguns casos, a reabertura foi concretizada:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Chifu: O local conseguiu regularizar a sua situação junto à Vigilância Sanitária. Agora, em 2025, ele continua em funcionamento.
De acordo com a opinião de clientes pelas redes sociais, o restaurante oferece o que há de melhor quando falamos em culinária asiática e ainda atrai turistas.
- Ban Wa: Infelizmente, o Ban Wa, mesmo após regularizar sua situação, não resistiu ao impacto negativo da denúncia e fechou as portas definitivamente.
Outro estabelecimento ocupou o espaço e não tem relação com os antigos proprietários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rei dos Reis: O Rei dos Reis também foi reaberto após regularização e chegou a enfrentar dificuldades para recuperar sua reputação.
No entanto, conforme exposto pela Folha de S.Paulo, atualmente ele opera com um cardápio reformulado e sob nova gestão.
Conclusão:
Há cerca de 10 anos, a Vigilância Sanitária interditou três restaurantes chineses na Liberdade, São Paulo, por denúncias de condições insalubres e possível venda de carne de cachorro.
Dois estabelecimentos reabriram após regularização, enquanto um fechou definitivamente.
O caso reforçou a fiscalização e a conscientização sobre higiene na região. Mas, para saber sobre mais ações da Vigilância Sanitária, bem como a ANVISA, clique aqui*.