Se surpreenda ao saber do estabelecimento, restaurante de shopping e mais 5 lacrados pela Anvisa, após carne de cachorro, baratas e insetos
E o famoso órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, conhecida e querida por todos os brasileiros, tem estabelecimento, restaurante de shopping e mais 5 lacrados, após carne de cachorro, baratas e insetos, e choca a todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço.
Sabendo disso, o portal “terra”, informou no dia 20 dezembro do ano de 2023, que um homem de 25 anos de idade, cuja identidade não foi revelada, foi preso em flagrante após operação, batizada de “Carnificina”, deflagrada pela Polícia Civil no dia 19 daquele mês, no litoral sul do Rio Grande do Sul, depois de uma denúncia sobre atividades suspeitas de abate de cães na região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo as informações, após o flagrante da Vigilância Sanitária ter constatado as condições precárias de higiene do local, foram confiscados 49,5kg de carne, que posteriormente foram descartados, conforme manda o regulamento da Anvisa.
Além desse estabelecimento, um restaurante de shopping e mais 3, também foram lacrados pela Anvisa, segundo as informações do portal “G1”, o qual informou no dia 10 de novembro do ano de 2023, que a Anvisa interditou quatro restaurantes na praça de alimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após identificar a presença de baratas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo as informações, o flagrante da Anvisa aconteceu no dia 9 de novembro daquele ano, onde o órgão informou que os restaurantes só serão autorizados a reabrir quando provarem que conseguiram eliminar a infestação, dizendo: “a presença dos insetos foi observada nos estabelecimentos Triviali, Spoleto, Premium Pub e Piazza Focacceria”, disse a Anvisa, revelando os nomes dos restaurantes.
Na época, o Aeroportos Brasil Viracopos emitiu nota sobre o ocorrido, dizendo:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Salário mínimo tem novo aumento no Governo Lula para 2025 e fica com valor maior do que o esperado
● “Será encerrada em novembro”: Bradesco acaba de confirmar fechamento de agência popular e convoca substituto
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
“Vale contextualizar que o aeroporto possui hoje 171 operações comerciais, sendo 55 de alimentação. A expectativa é que as lojas cumpram as exigências do órgão e estejam aptas para reabrir na próxima semana”, iniciou dizendo a nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Que continuou: “A concessionária informa que recebeu, no início da tarde desta sexta-feira (10/11), uma Notificação Sanitária da Anvisa para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência dentro de cinco dias e que irá cumprir com a determinação do órgão no prazo estabelecido”, disse o texto da nota.
Além desses restaurantes e estabelecimentos, outro restaurante também foi lacrado pela Anvisa, após o órgão encontrar insetos, gordura e lixo no local, que é um dos mais famosos do litoral paulista de Santos, SP, depois de uma denúncia anônima em julho de 2023.
Conforme as informações do portal “G1”, a Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) de Santos, foi até o restaurante Boqueirão Sport Bar, na Avenida Conselheiro Nébias e flagrou diversas irregularidades na cozinha, a qual, na época, foi interditada e a liberação para o funcionamento do espaço dependia das adequações a serem realizadas.
Vale dizer que, desde o ocorrido, nenhuma posição ou esclarecimento do restaurante foi dada e na página do estabelecimento no Google, o restaurante é mostrado como ‘fechado permanentemente’, contudo, não há nenhuma informação oficial do fechamento do estabelecimento.
Também foi lacrado pela Anvisa, outro restaurante na Vila do Riacho, no distrito de Riacho, em Aracruz, após Fiscais da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Aracruz interditarem o local durante inspeção de rotina, por oferecer risco iminente à saúde pública, no dia 5 de maio do ano de 2009, segundo informações do portal “aracruz.es.gov.br”.
Conforme consta nas informações, além das condições precarias do local, o restaurante funcionava sem o Alvará de Funcionamento e Vigilância Sanitária, o que já implica em uma interdição, e o responsável pela fiscalização, na época, emitiu nota, dizendo: “O restaurante vai ficar fechado até que a situação seja regularizada”, informou o gerente da vigilância sanitária de Aracruz, Alexandre Rebuzzi.
Qual o maior restaurante do Brasil?
Segundo informações do portal “madalosso”, o maior restaurante da América latina é o Família Madalosso, localizado em Curitiba.