Tudo sobre a padaria e o restaurante que acabaram sendo autuados com carne de pombo e vidro na comida deixando clientes em choque
A título de informação, a vigilância sanitária de serviços de saúde e de interesse da saúde tem como objetivos verificar e promover a adesão às normas e aos regulamentos técnicos vigentes, avaliar as condições de funcionamento e identificar os riscos e os danos à saúde dos pacientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, nesta terça-feira (30), vocês saberão tudo sobre uma padaria tradicional de SP e um restaurante que acabaram sendo desmascarados por uma verdadeira nojeira com direito a carne de pombo e vidro na comida.
De acordo com informações do g1, o portal de notícias da Globo, um restaurante de Itajaí, principal cidade no Litoral Norte de Santa Catarina, foi interditado após denúncias de irregularidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, agentes da Vigilância Sanitária encontraram sujeira e pombos dentro de caixas de papelão na cozinha do estabelecimento. A comercialização das aves como alimento é apurada pelo órgão.
Na ocasião, os animais estavam vivos e, segundo a prefeitura, não havia vestígios de que eles eram usados na produção de alimentos. À fiscalização, a dona do local alegou que eles eram de estimação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante falar ainda que o nome do restaurante e nem imagens da ação e dos animais foram informados pela Vigilância Sanitária, assim, não foi possível encontrar posicionamentos da empresa a respeito do assunto.
Já de acordo com informações do UOL, em novembro de 2023, o chefe de cozinha Esdras de Lúcia disse ter encontrado um pedaço de vidro em um cuscuz de camarão que comprou e consumia na Padaria Dona Deôla, em São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por meio de suas redes sociais, ele relatou que foi em um bufê de saladas disponível no estabelecimento e escolheu um cuscuz de camarão. Ao consumir o alimento, o chefe declarou ter sentido um “estralo dentro da boca” quando percebeu o pedaço de vidro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após isso, o chefe de cozinha explica que foi até uma unidade de saúde para fazer exames e uma tomografia. Esdras, que afirmou ter ficado um dia internado, também reclamou que ninguém da empresa havia entrado em contato para emitir um posicionamento diretamente a ele.
POSICIONAMENTO:
O estabelecimento disse sentir muito pelo episódio e se colocou à disposição do chefe de cozinha. A padaria disse ter entrado em contato com o cliente e explicou que conta “com vários profissionais responsáveis por garantir a segurança alimentar de suas produções”.
“Estamos rastreando todos os processos e fornecedores de matérias-primas a fim de esclarecermos a procedência. Assim que fomos informados [do caso], tudo foi recolhido, inclusive as reposições que seguiram para análise imediata. Aproveitamos a oportunidade para reafirmar o nosso compromisso com a segurança e qualidade final dos nossos produtos”, disse a padaria Dona Deôla, em nota.
Como fazer uma denúncia a Anvisa?
Para fazer uma denúncia a Anvisa é preciso preencher o formulário eletrônico descrevendo o fato e detalhar as informações, a fim de possibilitar a apuração da denúncia. A denúncia, quando possível, dever conter fotos ou materiais que possam demonstrar os fatos relatados.