Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

FOI RETIRADA

PROIBIDA PELA ANVISA E ARRANCADA DAS PRATELEIRAS: Essa marca de carne amada foi barrada nos supermercados

23/07/2023 às 7h30

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Anvisa mandou arrancar carne moída de marca famosa dos supermercados (Foto: Divulgação)

Anvisa barrou carne moída de marca querida que usou conservante proibido

Em setembro de 2017, a Anvisa assustava os brasileiros ao usar o seu portal no Governo Federal para informar a retirada da carne moída congelada de bovino marca Grã Filé, SIF/Dipoa 0049/206, do mercado nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lote com problemas era o com fabricação em 22/3/2017 e com validade 22/3/2018, e da embalagem plástica contendo 500g. O produto era produzido pela Frisa-Frigorífico Rio Doce S.A. Conforme comunicado da Anvisa, e exposto pelo jornal O Globo, o problema apresentado era que foi usado um conservante proibido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carne moída da marca Grã-Filé precisou ser barrada pela Anvisa (Foto: Divulgação)

Carne moída da marca Grã-Filé precisou ser barrada pela Anvisa nos supermercados (Foto: Divulgação)

“A carne deste lote e com estas características foi reprovada em testes feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ) por apresentar sulfito, um conservante proibido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em carne moída, de acordo com duas instruções normativas daquele Ministério: IN 83/2003, e IN 51/2006”, informou a Anvisa.

Ainda na decisão publicada no Diário Oficial da União, a obrigação de recolhimento do produto com problemas dos supermercados era da Frisa-Frigorífico Rio Doce, empresa com sede em Colatina (ES). Consumidores que gostavam da marca ficaram assustados.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que após o incidente, a empresa seguiu operando normalmente e atendendo as exigências da Anvisa e sua carne moída seguiu em circulação sem mais problemas. No site oficial da empresa, é possível averiguar seus novos produtos e comprar tranquilamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa emite comunicado sobre produto (Foto: Reprodução)

Anvisa emite comunicado sobre produto (Foto: Governo Federal)

SABIA QUE O ÓRGÃO TAMBÉM JÁ MANDOU RETIRAR MEDICAMENTO DAS PRATELEIRAS?

Em junho de 2022, brasileiros que usavam Losartana, foram surpreendidos com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), emitindo comunicado informando que o medicamento de certos lotes estavam interditados.

Mas o que aconteceu? Pois bem, segundo a CNN, naquela ocasião a Anvisa emitiu um comunicado informando que ‘devido a presença da impureza ‘azido’ em concentração acima do limite de segurança aceitável’, lotes específicos precisaram ser recolhidos das prateleiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Anvisa mandou recolher lotes de losartana ano passado (Foto: Divulgação)

Anvisa mandou recolher lotes de losartana ano passado (Foto: Divulgação)

O medicamento é um dos mais usados no tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, sendo um dos princípios ativo mais utilizado no Brasil. Por conta disso, quando a Anvisa informou o recolhimento, milhares de pessoas que precisavam do remédio ficaram preocupadas.

🚨 Suposto filho de Gugu tem primeira vitória na Justiça + Produção de Mion e Serginho em guerra + Estrelas do SBT debocham de processo de Deolane 

Anvisa

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial o Programa Silvio Santos, que é meu favorito da TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.