FOI RETIRADA

PROIBIDA PELA ANVISA E ARRANCADA DAS PRATELEIRAS: Essa marca de carne amada foi barrada nos supermercados

23/07/2023 às 7h30

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Anvisa mandou arrancar carne moída de marca famosa dos supermercados (Foto: Divulgação)

Anvisa barrou carne moída de marca querida que usou conservante proibido

Em setembro de 2017, a Anvisa assustava os brasileiros ao usar o seu portal no Governo Federal para informar a retirada da carne moída congelada de bovino marca Grã Filé, SIF/Dipoa 0049/206, do mercado nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O lote com problemas era o com fabricação em 22/3/2017 e com validade 22/3/2018, e da embalagem plástica contendo 500g. O produto era produzido pela Frisa-Frigorífico Rio Doce S.A. Conforme comunicado da Anvisa, e exposto pelo jornal O Globo, o problema apresentado era que foi usado um conservante proibido.

Carne moída da marca Grã-Filé precisou ser barrada pela Anvisa (Foto: Divulgação)

Carne moída da marca Grã-Filé precisou ser barrada pela Anvisa nos supermercados (Foto: Divulgação)

“A carne deste lote e com estas características foi reprovada em testes feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ) por apresentar sulfito, um conservante proibido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) em carne moída, de acordo com duas instruções normativas daquele Ministério: IN 83/2003, e IN 51/2006”, informou a Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda na decisão publicada no Diário Oficial da União, a obrigação de recolhimento do produto com problemas dos supermercados era da Frisa-Frigorífico Rio Doce, empresa com sede em Colatina (ES). Consumidores que gostavam da marca ficaram assustados.

Vale destacar que após o incidente, a empresa seguiu operando normalmente e atendendo as exigências da Anvisa e sua carne moída seguiu em circulação sem mais problemas. No site oficial da empresa, é possível averiguar seus novos produtos e comprar tranquilamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa emite comunicado sobre produto (Foto: Reprodução)

Anvisa emite comunicado sobre produto (Foto: Governo Federal)

SABIA QUE O ÓRGÃO TAMBÉM JÁ MANDOU RETIRAR MEDICAMENTO DAS PRATELEIRAS?

Em junho de 2022, brasileiros que usavam Losartana, foram surpreendidos com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), emitindo comunicado informando que o medicamento de certos lotes estavam interditados.

Mas o que aconteceu? Pois bem, segundo a CNN, naquela ocasião a Anvisa emitiu um comunicado informando que ‘devido a presença da impureza ‘azido’ em concentração acima do limite de segurança aceitável’, lotes específicos precisaram ser recolhidos das prateleiras.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Anvisa mandou recolher lotes de losartana ano passado (Foto: Divulgação)

Anvisa mandou recolher lotes de losartana ano passado (Foto: Divulgação)

O medicamento é um dos mais usados no tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, sendo um dos princípios ativo mais utilizado no Brasil. Por conta disso, quando a Anvisa informou o recolhimento, milhares de pessoas que precisavam do remédio ficaram preocupadas.

Anvisa

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.