Anvisa baixa o facão em fevereiro com proibição de 3 populares
A instituição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) baixa o facão neste mês de fevereiro com decreto de proibição de 3 empresas alimentícias populares e arranca inúmeros produtos de lojas.
Portanto, a Anvisa informou dia 9 de fevereiro a suspensão da comercialização, distribuição e uso do lote 13012024 do produto ‘Carne congelada de bovino sem osso’, da marca Cedro Alimentos. Isso porque os fiscais detectaram bactérias como Escherichia coli e aeróbios mesofilos acima do permitido na legislação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como, a proibição do ‘Fígado de frango congelado’, da marca Ave Nova, da empresa Granja Brasília Agroindustrial Avicola. A medida do dia 15 de fevereiro foi motivada considerando o a detecção de Escheria como acima dos limites permitidos.
Outra marca atingida pelo decreto da vigilância sanitária, é a empresa Junco Indústria. A anvisa decretou a suspensão de comercialização, distribuição, propaganda e uso do lote 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã.
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella e contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que quando a inspeção constata irregularidades sanitárias, o estabelecimento é orientado e autuado, podendo ser interditado, ter produtos e equipamentos apreendidos e/ou multado.
Contudo, a denúncia para a vigilância sanitária pode ser feita pela internet através do site oficial da prefeitura, pessoalmente na Praça de Atendimento da sua cidade ou pelo telefone 156: Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC da Prefeitura).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais estabelecimentos a vigilância sanitária fiscaliza?
A vigilância sanitária fiscaliza todos os tipos de estabelecimentos relacionados a alimentos como restaurantes, bares, pequenas indústrias, eventos, dark kitchens e outros estabelecimentos relacionados ao setor, bem como matérias-primas, embalagens, processos e procedimentos de manipulação dos mesmos, além da parte regulatória como a licença de vigilância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE