A Anvisa decretou a interdição de 2 açougues tradicionais
Na tarde desta sexta-feira (19), o TV Foco relembra e traz mais informações sobre 2 decretos da Anvisa contra 2 açougues tradicionais localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A primeira interdição da Anvisa que falaremos hoje, aconteceu no dia 4 de janeiro quando os Policiais Civis da 54° Delegacia Policial de Belford Roxo, com o apoio da Vigilância Sanitária, que segue as ordens da Anvisa, fecharam um açougue no Parque São Vicente, localizado no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, funcionários e proprietários do açougue foram conduzidos à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária por venderem mercadoria imprópria para consumo, como carne estragada, em decomposição, com condicionantes de forma imprópria e mais, cerca de 35 kg de carnes foram descartadas, segundo informações divulgadas pelo site ‘O Dia’.
Vale destacar também, que o proprietário do local e funcionários foram detidos e segundo a polícia, o açougue funcionava sem autorização dos órgãos competentes.
MAIS SOBRE O 2° CASO DE INTERDIÇÃO DA ANVISA CONTRA AÇOUGUE
Para quem não sabe, outro caso também aconteceu com um açougue tradicional, mas desta vez em São Paulo, no dia 31 de março de 2023. Isso porque, segundo informações do site ‘Guarulhos SP’, o Procon Guarulhos, que também segue as ordens da Anvisa, multou e interdita por 30 dias, o açougue Ki-Boiada, localizado no bairro do Pimentas, pela comercialização de carne imprópria para o consumo, falta de higiene, produtos vencidos e sem identificação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, os agentes fiscais do órgão estiveram no local e constataram que os refrigeradores não gelavam adequadamente, assim como balcões enferrujados, fezes de roedores pelo local e até ratos vivos.
Vale destacar que atualmente, o açougue já está aberto normalmente após ter seguido todas as regras de melhorias da Anvisa no estabelecimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL É A FUNÇÃO DA ANVISA?
Para quem não sabe, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi criada pela Lei n° 9.782, em janeiro de 1999, e atualmente tem sede no Distrito Federal e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegado, segundo informações do próprio site do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o grande objetivo dela é promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária.