O órgão não pensou duas vezes antes de bater o martelo e cravar a interdição às pressas dos 2 açougues após encontrar diversas irregularidades
Não há dúvidas de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é um dos principais órgãos quando o assunto se trata de qualidade e segurança dos produtos e serviços a serem usufruídos. Vinculado ao Ministério da Saúde, a autarquia está sempre buscando proteger a população de modo geral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa vez, por exemplo, iremos tratar da interdição contra 2 açougues às pressas por flagra fatal. A situação em questão envolveu o escândalo de prisão do dono, morte de cachorro e carne podre.
De acordo com o portal ‘Terra’, no dia (19) de dezembro de 2023, um homem de 25 anos de idade acabou sendo em flagrante depois de cometer delitos envolvendo o consumo. A fonte disse que, a Polícia Civil comandou a operação batizada de ‘Carnificina’ no litoral sul do Rio Grande do Sul, juntamente com os órgãos sanitários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo aconteceu depois da denúncia de atividades suspeitas de abate de cães pela redondeza para a carne ser vendida em um açougue que não teve o nome exposto. Além disso, o estabelecimento teve às portas fechadas por conta das condições precárias de higiene. Uma média de 49,5 kg de carne acabaram sendo descartados.
Diante a prisão e fechamento do local, maiores detalhes do caso não foram encontrados. Vale dizer que, o mesmo segue sendo investigado pela Polícia Civil. Manifestações ou declarações oficiais das partes envolvidas não foram identificadas a respeito do ocorrido, visto que não houve identificação dos estabelecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que, com a prisão e o fechamento do local, não foram encontrados mais detalhes sobre o caso, que segue sendo investigado pela Polícia Civil, segundo a fonte. Devido à falta de identificação, não foi possível localizar manifestações ou declarações oficiais das partes envolvidas sobre o ocorrido.
Além desse estabelecimento, outro açougue acabou sendo alvo de um grande escândalo sanitário. Acontece que, de acordo com informações do portal Forum do dia (03/10/2023), a Polícia Civil de São Paulo apreendeu, no dia (02/10/2023), 4,6 mil quilos de carne vencida e estocadas em uma empresa clandestina em Carapicuíba, na Grande São Paulo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, a operação foi deflagrada por agentes da Delegacia de Investigações Sobre Infrações Contra o Meio Ambiente (DIICMA) depois do chamado aberto para vistoria da companhia em questão. No local, os policiais se depararam com carnes expostas ao sol, abertas em pedras e ao ar livre, sem proteção contra aves e insetos. Infestações de moscas e baratas estavam visíveis pelo local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na mesma operação, a Polícia Civil apreendeu em uma câmara fria 230 caixas com 20 quilos de carne cada, todas com o prazo de validade vencido. Segundo a fonte, a carne, apesar de estar podre e totalmente imprópria para o consumo, seria vendida como charque de boi.
O principal suspeito de ser responsável pelo açougue, um idoso de 70 anos de idade, acabou sendo preso em flagrante e a ocorrência foi registrada como crime contra as relações de consumo. Da mesma forma que o açougue anterior, não foram encontrados pronunciamentos ou declarações a respeito do caso, visto que o nome do local não foi identificado.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.