Interdição da Anvisa atinge açougue muito popular no estado de Tocantins e jornal da Globo confirma local com produtos que estavam armazenados em condições precárias
Açougue muito popular e amado entre consumidores é atingido por interdição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após fiscais detectarem carne podre e jornal da Globo confirma nojeira do estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo informações do G1, após denúncias, uma fiscalização foi feita em um mercado de Guaraí, na região centro-norte do estado de Tocantins, apreendeu mais de 300 kg de produtos que estavam armazenados em condições precárias de higiene, inclusive, foi registrado moscas no meio da carne.
Segundo Vanderlito Alves Vilanova, coordenador do órgão de fiscalização, a visita aconteceu no dia 6 de junho de 2024. Inspetores e fiscais encontraram na área de açougue diversos tipos de carnes bovinas congeladas e expostas à venda, mas não estavam aptas ao consumo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, os fiscais encontraram carne moída guardada em sacolas e devido à péssima condição de armazenamento, havia moscas no produto. Além das geladeiras com resíduos, o chão do açougue estava todo marcado com o sangue que escorria das carnes penduradas.
Além disso, também havia quantidades de linguiça caseira sem registro do órgão competente, carne bovina para desossa com parte da medula óssea, considerada pelo órgão como irregular, além de mandioca em embalagem sem rótulo e registro do órgão competente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o coordenador, foram apreendidos no total 312.201 kg de produtos, sendo 307.051 kg de carnes e 5.150 kg de mandioca. Sem estarem em condições adequadas para venda e consumo, os itens foram descartados no lixão municipal.
O estabelecimento foi autuado pela irregularidade e teve a área de açougue interditada pelas condições precárias de higiene, falta de organização e odor forte.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Vigilância Sanitária alertou que os comerciantes devem seguir a legislação e cumprir as normas sanitárias, para que a população não corra riscos à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações do estabelecimento a respeito do ocorrido, porém o espaço continua em aberto para que os responsáveis possam expor suas versões dos fatos.
Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?
Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.