ANVISA fecha 5 açougues após descoberta a venda de carnes improprias para o consumo humano em São Paulo
A ordem de interdição emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) contra cinco açougues em São Paulo chocou a população, revelando uma situação alarmante de condições sanitárias inadequadas. Os estabelecimentos foram fechados às pressas após inspeções que revelaram a presença de carne podre, larvas e uma quantidade impressionante de cerca de 10 toneladas de produtos impróprios para consumo, que seriam comercializados.
Essa ação intensificou o debate sobre a necessidade de rigorosas medidas de fiscalização para garantir a segurança alimentar e proteger a saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Policiais Civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itanhaém, no litoral de São Paulo, interditaram cinco açougues de uma rede varejista, que comercializavam carnes estragadas. Investigações apontaram que os estabelecimentos vendiam produtos impróprios para consumo. As diligências foram realizadas nas cidades de Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá.
Durante as buscas, os policiais civis localizaram toneladas de carnes de diversos tipos, estragadas, com larvas e moscas. A Vigilância Sanitária e peritos criminais acompanharam as diligências e constataram as irregularidades, que expõem os consumidores a risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Folha de São Paulo, os gerentes dos açougues foram autuados em flagrante delito pelo crime contra as relações de consumo. Eles responderam ao processo criminal em liberdade, após o pagamento de fiança no valor de R$ 5 mil.
Aproximadamente dez toneladas de carnes impróprias para o consumo, inclusive já exalando odor de putrefação, de acordo com o registro da ocorrência, foram apreendidas pelas equipes policiais. Os investigadores apreenderam, ainda, embalagens de carnes estragadas fracionadas, que eram vendidas por preços menores aos consumidores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
Carnes estregadas
Entre os produtos encontrados, havia carnes bovinas, suínas e embutidos, todos em condições precárias. Havia carnes vencidas, sem identificação de procedência e armazenadas em locais sem refrigeração. Todos os produtos foram destruídos pela Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dessa constatação de irregularidade, os investigadores capturaram, em um dos comércios vistoriados, em Itanhaém, um açougueiro de 29 anos procurado no estado do Paraná, por ter participado do homicídio contra um policial militar em 2016, na cidade de Maringá.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Para fazer uma denúncia à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), você pode seguir estes passos:
- Acesse o site da ANVISA: Visite o site oficial da ANVISA (www.gov.br/anvisa) e navegue até a seção de “Atendimento ao Cidadão” ou “Denúncias”.
- Formulário Online: Muitas vezes, a ANVISA disponibiliza um formulário online específico para denúncias. Preencha todas as informações solicitadas no formulário, fornecendo detalhes precisos sobre a situação que deseja denunciar.
- Canal Telefônico: Verifique se há um número de telefone disponibilizado pela ANVISA para denúncias. Se houver, entre em contato por telefone e forneça todas as informações relevantes sobre a denúncia.
- E-mail: Em alguns casos, a ANVISA pode fornecer um endereço de e-mail específico para denúncias. Envie um e-mail detalhando a situação que você deseja denunciar.
- Carta ou Correspondência: Se preferir, você pode enviar uma carta ou correspondência física para a ANVISA, descrevendo a denúncia de forma clara e detalhada.