Fique por dentro de ordem da Anvisa contra açougue tradicional em SP, que tinha 100kg de carne podre e foi interditado
A Anvisa, responsável por fazer serviços de vigilância sanitária, cumpriu o seu dever em proteger a população e os consumidores de riscos à saúde, com uma interdição contra um açougue bastante tradicional em SP, que apresentava péssimas condições de higiene.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do site oficial do “G1”, o qual informou na última segunda-feira (22), que a Vigilância Sanitária Municipal de Bertioga, que segue as mesmas normas da Anvisa, no litoral de São Paulo, interditou um açougue e retirou mais de 100 kg de alimentos impróprios para consumo.
Segundo as informações, um vídeo gravado por um suposto ex-funcionário do açougue foi obtido, e nele o homem denuncia que o estabelecimento misturava as carnes estragadas e vendia aos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, durante o vídeo, ele relata a situação do local, dizendo:
“Toda carne passada eles mandam moer e colocar no meio da carne moída. Moela, tripa, fígado, o que for, eles mandam moer e jogar na carne moída de segunda”, afirmou o ex-funcionário, que continuou:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Quando a linguiça começa a ficar ‘passada’, ela fica melada e apresenta um odor terrível. Jogamos sal, lavamos, colocamos na câmara fria e, quando diminui bem a temperatura, [ela] sai como se estivesse nova, porém, pronta para dar problema em quem a consumir”, concluiu ele, no vídeo.
Ainda segundo as informações, a Vigilância Sanitária não viu outra alternativa a não ser interditar o açougue e recolher cerca de 100kg de carne podre do local, que só poderá voltar a funcionar normalmente após seguir as adequações de higiene impostas pelo órgão regulador.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a fonte, não há um posicionamento oficial do açougue sobre o caso, pois o nome do estabelecimento não foi revelado pela Vigilância Sanitária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais produtos precisam da aprovação do órgão regulador no Brasil?
Segundo informações do site “licempre.com”, o registro na Anvisa é obrigatório para as empresas que fabricam e importam produtos alimentícios, farmacêuticos, correlatos, saneantes e cosméticos, devendo ser sempre analisados e passados por uma perícia especializada do órgão para receberem aprovação.