Anvisa proíbe circulação de amada carne por apresentar grande risco a população
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu um alerta preocupante aos consumidores: uma carne amplamente apreciada foi proibida devido a sérios riscos à saúde. O motivo por trás dessa decisão não poderia ser mais alarmante: relatos crescentes de consumidores sofrendo de vômitos e dores insuportáveis após o consumo.
Essa proibição impacta diretamente as geladeiras de muitos brasileiros, levantando questões urgentes sobre a segurança alimentar e a necessidade de regulamentações mais rigorosas no setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em mais uma ação de fiscalização, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) apreendeu 120 kg de linguiça clandestina em avícolas e açougues do bairro Levada. Por ter sido considerado de procedência duvidosa, o produto alimentício poderia representar riscos à saúde do consumidor.
De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, para o alimento estar seguro é necessário ser produzido seguindo as normas e legislações sanitárias brasileiras, o que não foi o caso das linguiças encontradas nesses estabelecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Produtos alimentares como esses podem causar uma infecção alimentar caso não sigam as normas de inspeção e legislações específicas à atividade, que exige algumas regras de manipulação dos produtos. Por isso, é importante o consumidor estar atento aos alimentos antes de realizar a compra”, afirmou.
Segundo o G1, os estabelecimentos foram autuados e poderão receber uma multa que varia de R$ 180,00 a R$ 38 mil reais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
A infecção causada por esse carne processada, pode levar as pessoas a sentirem náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, cólicas estomacais, febre, calafrios, dores de cabeça e fraqueza. Em casos mais graves, pode ocorrer desidratação, sangue nas fezes e complicações como insuficiência renal ou desequilíbrios eletrolíticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como fazer uma denuncia para Anvisa?
Para fazer uma denúncia à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), você pode seguir os seguintes passos:
- Acesse o site oficial da ANVISA (www.gov.br/anvisa).
- Procure pela seção de “Fale Conosco”, “Atendimento ao Cidadão” ou “Denúncias”.
- Dentro dessa seção, você encontrará informações específicas sobre como realizar uma denúncia. Isso pode incluir um formulário online para preencher com detalhes sobre a denúncia.
- Certifique-se de fornecer o máximo de informações possível sobre a situação que está denunciando, incluindo data, local, descrição detalhada do problema e qualquer evidência que possa ter (como fotos, vídeos, documentos, etc.).
- Após enviar a denúncia, a ANVISA avaliará o caso e tomará as medidas apropriadas, que podem incluir investigação, inspeção e ações regulatórias conforme necessário.
Além disso, você também pode entrar em contato diretamente com a ANVISA por telefone, e-mail ou pessoalmente em uma de suas unidades de atendimento, caso prefira um método diferente de fazer a denúncia.