confira
Feijão tóxico e carne proibida: O decreto da ANVISA e ordem de retirada dos mercados como Assaí
15/02/2024 às 16h00
Saiba todos os detalhes sobre os alimentos que tiveram ordens de retiradas dos mercados como Assaí
Antes de mais nada, é muito importante salientar que a Anvisa, em suma, se trata de uma autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, com direito a nada mais, nada menos que feijão tóxico e carne proibida, vocês saberão agora tudo sobre o decreto da ANVISA e ordem de retirada dos mercados como Assaí. Vamos conferir?
Pois bem, as informações são do portal GOV.BR, e de acordo com o que foi divulgado em 19/05/2023 o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunicou, na época, que determinou o recolhimento nacional de quatro lotes de feijão das marcas Da Mamãe e Sanes que foram identificados como impróprios para consumo humano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lotes afetados foram: lote 51 do feijão cores e lote 06 do feijão preto, ambos da marca Da Mamãe; e os lotes 030423 e 080323 do feijão preto da marca Sanes, que vende em grandes mercados, como Assaí.
As informações deram conta de que a presença de grãos mofados e ardidos acima do limite estabelecido indica a má qualidade do produto e representa risco à saúde dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esses grãos podem conter micotoxinas prejudiciais ao organismo, causando intoxicações alimentares e reações alérgicas”, explica o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Hugo Caruso.
O que aconteceu com a Anvisa?
Vale salientar ainda que os feijões impróprios para consumo foram encontrados no estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Como dito acima, tal fato ocorreu em 2023 e em lotes específicos, a marca continua operando normalmente no mercado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
E as informações não param por aí. De acordo com o portal da Anvisa, podemos citar também o comunicação de Risco nº 082/2023 – VISA – Proibição de lote do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, fabricado pela empresa Indústria de Frios e Embutidos Nalin.
Assim, a autarquia disparou: “A ANVISA informou a publicação da RESOLUÇÃO-RE N° 2.708, DE 21 DE JULHO DE 2023 D.O.U. de 24/07/2023, a qual proíbe a distribuição, comercialização e uso do lote N130623 do produto Salsicha Viena com Alho, sabor defumado, marca Nalin, fabricado em 13/06/2023 e válido até 13/09/2023, fabricado pela empresa Indústria de Frios e Embutidos Nalin, CNPJ nº 11.681.265/0001-19″, disse.
De acordo com o que foi divulgado, a medida foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa, devido ao lote do produto conter contaminação microbiológica.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: