Carrefour e Assai batem o martelo e acabam de diminuir os estoques por este motivo
E uma notícia que acaba de ser confirmada, envolvendo dos gigantes do Brasil, o Carrefour e o Assai, pega muita gente de surpresa. Acontece que as empresas decidiram fazer um corte drástico diminuindo seus estores e o motivo é revelado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações foram divulgadas pelo portal Concursos Brasil, e de acordo com a fonte, essa é uma tendência que emergiu recentemente e grandes empresas estão aderindo a reduções dos seus estoques.
O que está acontecendo com as grandes empresas?
Bom, o motivo é claro: é a deflação que assola o Brasil. Foi justamente por essa razão que executivos de empresas Assaí e Carrefour identificaram a deflação como o principal motivo para diminuir os seus estoques. Aqui, na verdade, é explicado com o básico da econômica, quando os preços caem, o valor dos produtos nos depósitos também diminui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, em plena deflação, caso a empresa tenha estocado muitos produtos, todos os preços cairão, ou seja, e assim, quem perde é a grande empresa.
Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour, destaca que manter um grande estoque quando cada dia ele vale menos, cria uma situação negativa para as margens. Dessa forma, faz todo o sentido, em períodos como esse, estocar produtos em menores quantidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Belmiro Gomes, CEO do Assaí, falou sobre como os proprietários de empresas como restaurantes e bares estão sendo mais cautelosos nas suas compras. Ou seja, tais empresários estão levando para os seus estabelecimentos apenas o necessário, pois assim, é mais difícil que eles sejam afetados com mudanças de preços e cenários da economia.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao colocar em prática tal mudança, reduzindo os seus estoques, essas empresas conseguem liberar uma parte do capital que havia sido investido em produtos.
Ou seja, todo mundo sai ganhando, afinal, isso melhora o seu capital de giro. Assaí e Carrefour, por exemplo, conseguiram melhorar significativamente seu fluxo de caixa apesar dos custos de conversões. E vale dizer, que tais cortes no estoque, não afetam em nada o consumidor final, que claro, mesmo com a redução em questão de quantidades, as empresas não deixam faltar nada aos seus clientes.
Ou seja, este é um momento de adaptação das grandes empresas, que precisam se adequar ao atual cenário em que vivemos para sobreviver e prosperar.