COMO ASSIM?!

Adeus e despedida em Salvador, BA: Carrefour decreta fim de lojas e essa é a realidade em 2025

Carrefour se movimenta e fecha unidades em Salvador (BA) e essa é a verdade em 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Carrefour)

Carrefour se movimenta e fecha unidades em Salvador (BA) e essa é a verdade em 2025 (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Carrefour)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carrefour toma atitude drástica e passa facão em centenas de unidades do modelo de hipermercado na Bahia e essa é a realidade por trás disso

E o grupo francês Carrefour iniciou um movimento estratégico de reestruturação, incluindo o fechamento de centenas de unidades da sua rede de lojas no Brasil, em especial na região do Nordeste, incluindo Salvador (BA).

Esse processo, o qual teve início ainda em 2023, envolve também a conversão de algumas unidades logo após a compra colossal que o mesmo fez ao tomar para si a Rede Big, conforme pode ver por aqui*.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carrefour é uma das maiores empresas no Brasil (Reprodução: Internet)
Carrefour (Foto: Reprodução/ Internet)

Porém, é importante destacar que essa decisão não se trata de uma quebra da empresa e sim de uma adaptação ao novo modelo de negócios adotado pelo grupo, priorizando operações de atacado e formatos mais rentáveis.

Sendo assim, a partir de informações coletadas no portal Valor Econômico, Bahia Econômica e do próprio Sindicato dos Comerciantes, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todo o parâmetro da situação e a verdade por trás desse movimento, neste ano de 2025.

Fechamentos e conversões:

Conforme mencionamos, em meados de dezembro de 2023, o Carrefour confirmou o fechamento de algumas unidades, com a primeira impactada sendo a loja de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado (BA).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras lojas na capital baiana também passaram por transformações como as da:

Veja abaixo a linha de acontecimentos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota oficial, o grupo reforçou seu compromisso com o estado:

“O Grupo Carrefour Brasil está em processo de revisão do seu portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema. Neste sentido, algumas lojas serão convertidas para outros formatos e também estão previstos alguns fechamentos pontuais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reafirmamos o compromisso da rede com o estado da Bahia, uma praça de extrema importância para nossos negócios, e que continuará contando com a presença do Grupo Carrefour Brasil com mais de 40 lojas de diferentes formatos de Varejo, Cash&Carry e Clube de Compras.”

O Carrefour tem apostado na conversão de hipermercados em lojas do Atacadão, uma bandeira de atacarejo que tem apresentado forte crescimento no país.

Um exemplo disso foi a conversão da unidade da Avenida Centenário, em Salvador, para um dos atacarejos da marca.

O BOOM do Big!

Toda essa reestruturação do Carrefour também está diretamente ligada à aquisição do Grupo BIG, concluída em 2022, conforme podem ver por aqui*.

A compra, que envolveu um investimento de R$ 7,5 bilhões, permitiu ao Carrefour expandir significativamente sua presença no Brasil, absorvendo diversas bandeiras do BIG, como:

Com a integração, a rede revisou seu portfólio, transformando hipermercados BIG e Bompreço em Atacadão e fechando lojas fora do novo modelo de negócios.

Como dito acima, entre as regiões mais afetadas por esses alinhamentos estão a Bahia e outros estados do Nordeste, com diversas lojas sendo transformadas ou fechadas.

O economista e sócio-fundador da Essentia Consulting, Acílio Marinello, analisou a movimentação do Carrefour:

“O grande foco do Atacadão é vender produtos em grandes quantidades, oferecendo um preço menor por unidade. Com a aquisição do Bompreço e do Grupo BIG, o Carrefour tem feito um reposicionamento estratégico e de marca. É um movimento para aumentar a receita por loja e reduzir custos.”

O Carrefour comprou o Grupo Big ainda em 2022 (Foto: Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Ainda em 2023, o Carrefour contratou o Banco Bradesco BBI para assessorar a venda das bandeiras Nacional e Bompreço, tanto no Nordeste como no Sul, conforme divulgado com exclusividade pelo portal Valor Econômico.

Bandeiras Nacional e Bompreço (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/S//A/Canva)

Expansão de sucesso

Um ano após essas mudanças, o Carrefour continua firme em sua estratégia de reforçar o atacarejo e manter operações mais lucrativas.

Em 2025, o grupo mantém forte a liderança e presença no Brasil, com destaque para:

Ainda em 2023, a Bahia contava com seis unidades do Carrefour, sendo três em Salvador e três no interior.

No entanto, cinco delas ficaram para ser desativadas, com apenas uma se tornando um Atacadão.

Mas, por que o Carrefour desistiu do modelo de hipermercados, em especial no Nordeste?

De acordo com o portal Valor, a decisão do Carrefour de encerrar suas operações de hipermercados na Bahia e no Nordeste se deve a diversos fatores estratégicos e operacionais:

Inclusive, esse mesmo movimento reflete uma tendência de mercado, a qual também atingiu concorrentes como o Extra, que, em 2021, vendeu 70 lojas para o Assaí após desempenho abaixo do esperado no segmento de hipermercados, conforme podem ver por aqui*.

A reestruturação do Carrefour reflete a transformação do varejo no Brasil, priorizando eficiência operacional e adaptação aos novos hábitos de consumo dos brasileiros.

Conclusões:

Em suma, o Carrefour iniciou uma reestruturação estratégica no Brasil, focando na conversão de hipermercados em lojas do Atacadão e no fechamento de unidades menos rentáveis.

O que atingiu especialmente as unidades do Nordeste, incluindo as de Salvador (BA).

A aquisição do Grupo BIG em 2022 impulsionou essa mudança, priorizando formatos de atacarejo.

A decisão reflete uma adaptação ao novo perfil de consumo e à busca por maior eficiência operacional, consolidando o Atacadão como principal bandeira.

Mas, para saber sobre outras informações envolvendo o grupo, clique aqui*.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile