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Carrefour e Assaí: Lei em vigor nos supermercados de SP traz proibição e alerta aos que colocam CPF na nota

04/03/2025 às 9h00

Por: Giovana Misson
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Assaí, homem segurando CPF e Carrefour (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Lei Geral de Proteção de Dados estabelece regras para a coleta do CPF em estabelecimentos

De fato, o Carrefour e o Assaí são duas das maiores redes de supermercados do Brasil, destacando-se por oferecer preços competitivos, produtos de qualidade e descontos atrativos para seus clientes.

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Em algumas redes, é comum solicitar o CPF dos clientes no momento da compra, garantindo vantagens exclusiva.

No entanto, poucos consumidores sabem que uma nova lei vigente em São Paulo impõe restrições e lança um alerta importante para aqueles que informam seu CPF na nota fiscal.

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Nesta terça-feira, 04, você saberá todos os detalhes sobre o assunto.

Carrefour é uma das principais empresas do ramo no Brasil (Reprodução: Internet)
Carrefour é uma das principais empresas do ramo no Brasil (Reprodução: Internet)

Lei

A prática de incluir o CPF na nota fiscal levanta questões importantes sobre a segurança dos dados pessoais e o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020.

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De acordo com a legislação, o CPF é considerado um dado pessoal e, em algumas situações, pode ser classificado como dado sensível.

Isso significa que qualquer coleta e utilização dessas informações devem ser feitas com o consentimento livre, informado e específico do consumidor.

Empresas que não cumprem essas diretrizes podem estar infringindo a LGPD e sujeitas a penalidades.

Alerta ao CPF

A LGPD também destaca dois riscos para os consumidores que informam seu CPF ao realizar compras em supermercados, de acordo com o portal Jornal da Tupi.

  • Uso indevido dos dados: Sem um controle adequado, as empresas podem usar os dados para fins de marketing sem a autorização do cliente, resultando em abordagens indesejadas e possíveis violações de privacidade.
  • Vazamento de informações: Se as empresas não adotarem medidas de segurança adequadas, os dados podem vazar, expondo os clientes a fraudes, golpes e acessos não autorizados.

Para garantir a proteção dos consumidores, é essencial que os supermercados obtenham consentimento explícito para o uso do CPF.

Além disso, os estabelecimentos devem implementar medidas de segurança como criptografia de dados e treinamentos para seus funcionários sobre a proteção das informações pessoais.

Homem segurando o CPF (Foto: Reprodução / Canva)
Homem segurando o CPF (Foto: Reprodução / Canva)

Como proteger o CPF?

Por fim, se um consumidor deseja excluir seu CPF do sistema de um supermercado ou outro estabelecimento, é necessário seguir procedimentos específicos, que variam conforme a empresa.

Você pode solicitar a exclusão ou correção dos seus dados pelo portal de privacidade da empresa, preenchendo um formulário específico.

Os consumidores também têm direito a:

  • Solicitar informações sobre a finalidade da coleta de seus dados.
  • Revogar o consentimento previamente concedido a qualquer momento.
  • Exija a exclusão dos seus dados quando eles não forem mais necessários para a finalidade original.

Consideração final

Em suma, antes de fornecer seu CPF na nota fiscal, entenda os riscos envolvidos e verifique se a empresa cumpre as normas da LGPD.

Veja mais informações sobre o CPF clicando aqui.

O Assaí também está entre os principais atacarejos do Brasil (Foto Reprodução/Internet)
O Assaí também está entre os principais atacarejos do Brasil (Foto Reprodução/Internet)

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Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

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