Alerta de extrema importância é feito a todos que utilizam celular e você precisa se atentar
Como mencionamos em matérias anteriores, o celular hoje em dia é algo de extrema importância em nossa rotina *SAIBAMAIS*. Isso porquê um aparelho que foi feito originalmente apenas para a comunicação, hoje é uma grande ferramenta para solução de problemas e para nos auxiliar em nossas atividades diárias.
Pensando nisso, muitos locais públicos oferecem pontos de carregamento, afim de auxiliar as pessoas que por algum motivo ficam sem bateria, o que de fato acaba “salvando” muitas vezes o nosso dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, um dos locais que mais possuem isso são aeroportos e rodoviárias. Porém, o fato de termos a nossa “vida” inteira, praticamente dentro do aparelho, também nos exige devidos cuidados, e carregar o aparelho em locais públicos podem nos oferecer grandes riscos!
Celular invadido
A polícia federal dos EUA, O FBI, informou que algumas estações públicas para carregamento de celular podem ser modificadas por hackers. O objetivo seria contaminar os aparelhos das vítimas com softwares maliciosos, os quais servem para roubar dados e acessar informações sensíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ataque pode esse meio recebeu o nome de juice jacking e vem sendo alertado massivamente na América do Norte. No entanto, ele serve para qualquer lugar do mundo que possua estações públicas para carregamento do celular, inclusive aqui no Brasil.
Como se proteger?
Então quer dizer que eu não posso carregar meu celular em lugar público? Calma, também não é assim! Existem maneiras de se proteger para evitar tal risco e iremos listar para vocês:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- É recomendado, pelo próprio FBI, que usuário sempre levem seus próprios carregadores para plugar na tomada. Sendo assim, o carregamento fica seguro e livre de ataques de hackers aos seu dispositivo.
- Mantenha o sistema operacional atualizado e um antivírus confiável instalado no celular.
- Fazer uso de uma Virtual Private Network (VPN) sempre que se conectar a uma rede de Wi-Fi pública. Por mais que a tecnologia sirva para melhorar a vida de muitas pessoas, sempre há aqueles criminosos que se aproveitam das oportunidades.
Vale dizer que tais informações foram divulgadas pelo Twitter oficial do FBI, nos Estados Unidos. E as dicas valem para todas as pessoas, que assim como essa que vos escreve, não vive sem o celular!