Carro da Ford tão popular como o KA e o Ecosport sai de linha após 26 anos
Carro muito amado da montadora Ford tão popular como o KA e o Ecosport tem extinção confirmada após 26 anos.
Portanto, de acordo com o portal Motor 1, o modelo Focus como todos conhecem não terá futuro dentro do portfólio da montadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aqui no Brasil, por exemplo, o modelo de mostrava muito popular entre os consumidores e liderou posições atrativas nas vendas da montadora, assim como os modelos Ecosport e KA.
A própria marca confirmou ainda em 2022 que o modelo seria descontinuado e em 30 de novembro de 2025 o carro se despedirá das linhas de montagens.
Desse modo, a saída do modelo do mercado será definitiva e acontecerá após quatro gerações e quase 30 anos de comercialização.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na prática, o Focus não terá direito a sucessor e provavelmente será substituído por SUV elétrico ainda inédito, de acordo com o IG Metall.
No entanto, o portal Motor 1 entende que com o fim de linha do Focus, a fábrica de Saarlouis ficará fortemente ameaçada e corre sério risco de fechar as portas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o local foi cortado dos planos futuros da fabricante depois que as unidades de Valência, na Espanha, e Colônia, também na Alemanha, foram escolhidas como plataformas de produção dos novos carros elétricos da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o sindicato IG Metall concordou naquele mesmo mês em despedir 3.500 dos atuais 4.500 funcionários de Saarlouis e os demais 1.000 trabalhadores não serão dispensados até 2032.
Vale ressaltar que a fabricante procura compradores para a unidade desde 2022 e a experiência de outras empresas mostra que está cada vez mais difícil vender fábricas antigas na Europa.
Inclusive, a rival chinesa BYD, chegou a se interessar pela unidade, porém acabou por decidir construir sua própria fábrica europeia do zero na Hungria.
Quando o modelo Focus foi extinto no Brasil?
Segundo o Motor 1, o modelo saiu de linha em 2019 e não ganhou substituto no Brasil. Desde então, o segmento nacional de hatchbacks médios praticamente sucumbiu diante do avanço dos SUVs. O único representante da categoria é o Chevrolet Cruze Sport6.