Carro amado da Renault tem fim decretado e motoristas ficam entristecidos com a notícia
E um carro amado da marca Renault está prestes a dar um adeus definitivo e notícia é divulgada logo após informações externas da montadora vazarem por meio de um documento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do modelo que faz parte da primeira etapa do processo de eletrificação, o Renault Zoe ,
De acordo com o portal Inside EVS, a produção em Flins, região da França, será encerrada já em março de 2024, conforme divulgado pelo sindicato Force Ouvrière e confirmado pela fabricante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O hatch alcançou a marca de 420 mil unidades produzidas ao longo de 12 anos e não ganhará uma nova geração, sendo substituído pelo Renault 5 , embora seja feito em outra fábrica, em Douai (França).
Ainda de acordo com o sindicato, o fim do Renault Zoe foi confirmado por um documento interno distribuído na fábrica em Flins, indicando o encerramento da produção em 30 de março de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A informação foi obtida pelo canal francês BMF TV. De acordo com o portal, veículos de informações locais, logo após o vazamento do documento, entraram em contato com a montadora e a mesma confirmou a informação e disse que não planeja fazer nenhuma demissão na fábrica.
Surpresos, porém nem tanto
Vale dizer que o próprio sindicato já esperava o fim da produção do hatch elétrico. A Renault pretende transformar o complexo em um local 100% dedicado para recondicionar veículos usados até 2024, no que a empresa chamada de ReFactory.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inicialmente, ela irá trabalhar com serviços como reparo da carroceria, mesmo em casos em que o veículo sofreu danos mais extensos, mas tem planos até de oferecer uma conversão de veículos a combustão para motorizações mais ecológicas.
Ela também pretende oferecer serviços de reparo das baterias, que terão uma segunda vida em navios.
Mas o carro da Renault já tem sucessor?
Vale dizer que o Renault Zoe não terá um sucessor de fato, mas não significa que a Renault deixará este segmento.
A fabricante está trabalhando no Renault 5, adiantado por um conceito em 2021 e que começa a ser mostrado em sua forma definitiva antes da estreia marcada ainda para este ano de 2023.
Ele será bem mais eficiente, feito com a plataforma CMF-B EV, custando 30% menos para produzir e com diversas melhorias para que seja mais potente.
Tanto é que a Renault espera que tenha uma autonomia por volta de 400 km
Vale dizer que atualmente o Renault Zoe ainda é vendido no Brasil, em versão única, por R$ 239.990, porém, na prática, pode não ser exatamente assim.
Isso porque o hatch elétrico nem sequer consta no ranking de emplacamentos da Fenabrave e a loja online da marca lista o carro como “sob encomenda”.
Com o fim da produção tão próximo, talvez seja natural perceber que o modelo suma do configurador oficial já nos próximos meses.
Isto não significa que a Renault terá somente o Kwid E-Tech na sua linha de carros elétricos. A fabricante prepara o lançamento do novo Megane E-Tech no país ainda em 2023 que inclusive ganhou uma seção no site oficial e foi mostrado durante o evento Electric Days Brasil.
Porém ele também não será um substituto do Zoe, pois deve custar algo em torno de R$ 300 mil.