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Aterrorizados: Carro popular 100% brasileiro é anunciado e concorrentes já começam a temer

30/05/2023 às 18h28

Por: Bruno Zanchetta
Carros populares ao lado de bandeira do Brasil (Reprodução - Internet - Pinterest)
Carros populares ao lado de bandeira do Brasil (Reprodução - Internet - Pinterest)

Carro popular 100% brasileiro está saindo de fábrica e países concorrentes começam a ter medo

O setor automotivo brasileiro vinha em situação crítica por muitos anos, mas agora o governo brasileiro mudou as diretrizes e prometem reduzir o custo do carro popular brasileiro.

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As reduções de impostos prometem reduzir o valor do carro popular de 1.5% a 15% podendo até carro de 80 mil reais passarem a custar 50 mil reais.

Com essa mudança, o favorecimento dos automóveis brasileiros zero km a sair de fábrica para a casa do cliente vai ser maior, essa é a expectativa do governo.

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Com isso, outra coisa que vai mudar também com essa redução de impostos será a fabricação de peças aqui no Brasil e assim deixará de importar peças estrangeiras.

Com isso, será fabricado um carro popular 100% brasileiro, diminuindo os impostos, mudando os valores para baixo e favorecendo os consumidores.

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No que diz respeito ao meio ambiente, as emissões de poluentes também serão consideradas para reduzir os preços dos carros zero quilômetro no Brasil. O governo concederá benefícios fiscais aos veículos com melhores notas na avaliação do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), que atribui uma pontuação de acordo com o nível de emissão de gases poluentes.

QUAL O PROBLEMA PARA OS CONCORRENTES?

Acontece que, apesar de isso ser uma vantagem absurda para o Brasil, os países concorrentes, mais especificamente a Argentina, não vê com bons olhos essa mudança.

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Isso porque um acordo de livre comércio firmado há 32 anos entre a Argentina e o Brasil, com o objetivos salvar a indústria automobilística de ambos os países por meio do comércio bilateral, está ameaçado com a nova proposta.

Atualmente, dentro do Mercosul, há a isenção de tarifas e impostos para veículos, independentemente de sua origem. No entanto, ao conceder impostos menores a carros com mais peças brasileiras, os carros populares nacionais afetarão a indústria argentina de autopeças, que já enfrenta dificuldades de acesso a insumos e o fechamento de várias fábricas nos últimos anos.

Um exemplo disso é o Peugeot 208 Like, fabricado em Buenos Aires, que tinha potencial para se tornar um dos carros populares favoritos dos consumidores. No entanto, com a nova decisão de priorizar modelos com peças locais, a Peugeot argentina ficará em desvantagem em relação a concorrentes produzidos no Brasil, como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Renault Kwid.

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Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

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