Vem forte
Aterrorizados: Carro popular 100% brasileiro é anunciado e concorrentes já começam a temer
30/05/2023 às 18h28

Carro popular 100% brasileiro está saindo de fábrica e países concorrentes começam a ter medo
O setor automotivo brasileiro vinha em situação crítica por muitos anos, mas agora o governo brasileiro mudou as diretrizes e prometem reduzir o custo do carro popular brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As reduções de impostos prometem reduzir o valor do carro popular de 1.5% a 15% podendo até carro de 80 mil reais passarem a custar 50 mil reais.
Com essa mudança, o favorecimento dos automóveis brasileiros zero km a sair de fábrica para a casa do cliente vai ser maior, essa é a expectativa do governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, outra coisa que vai mudar também com essa redução de impostos será a fabricação de peças aqui no Brasil e assim deixará de importar peças estrangeiras.
Com isso, será fabricado um carro popular 100% brasileiro, diminuindo os impostos, mudando os valores para baixo e favorecendo os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Romeu Zema já sabe: Feriado PROLONGADO em MG na terça (01) abre abril com chave de ouro aos CLTs
● Adeus: Fim de hotel tão popular quanto o Copacabana Palace no RJ abala cariocas após 66 anos
● Lula ciente: INSS libera aposentadoria antecipada com 25 anos de contribuição à lista de trabalhadores em 2025
No que diz respeito ao meio ambiente, as emissões de poluentes também serão consideradas para reduzir os preços dos carros zero quilômetro no Brasil. O governo concederá benefícios fiscais aos veículos com melhores notas na avaliação do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), que atribui uma pontuação de acordo com o nível de emissão de gases poluentes.
QUAL O PROBLEMA PARA OS CONCORRENTES?
Acontece que, apesar de isso ser uma vantagem absurda para o Brasil, os países concorrentes, mais especificamente a Argentina, não vê com bons olhos essa mudança.
Isso porque um acordo de livre comércio firmado há 32 anos entre a Argentina e o Brasil, com o objetivos salvar a indústria automobilística de ambos os países por meio do comércio bilateral, está ameaçado com a nova proposta.
Atualmente, dentro do Mercosul, há a isenção de tarifas e impostos para veículos, independentemente de sua origem. No entanto, ao conceder impostos menores a carros com mais peças brasileiras, os carros populares nacionais afetarão a indústria argentina de autopeças, que já enfrenta dificuldades de acesso a insumos e o fechamento de várias fábricas nos últimos anos.
Um exemplo disso é o Peugeot 208 Like, fabricado em Buenos Aires, que tinha potencial para se tornar um dos carros populares favoritos dos consumidores. No entanto, com a nova decisão de priorizar modelos com peças locais, a Peugeot argentina ficará em desvantagem em relação a concorrentes produzidos no Brasil, como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Renault Kwid.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br