Carro popular 100% brasileiro está saindo de fábrica e países concorrentes começam a ter medo
O setor automotivo brasileiro vinha em situação crítica por muitos anos, mas agora o governo brasileiro mudou as diretrizes e prometem reduzir o custo do carro popular brasileiro.
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As reduções de impostos prometem reduzir o valor do carro popular de 1.5% a 15% podendo até carro de 80 mil reais passarem a custar 50 mil reais.
Com essa mudança, o favorecimento dos automóveis brasileiros zero km a sair de fábrica para a casa do cliente vai ser maior, essa é a expectativa do governo.
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Com isso, outra coisa que vai mudar também com essa redução de impostos será a fabricação de peças aqui no Brasil e assim deixará de importar peças estrangeiras.
Com isso, será fabricado um carro popular 100% brasileiro, diminuindo os impostos, mudando os valores para baixo e favorecendo os consumidores.
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No que diz respeito ao meio ambiente, as emissões de poluentes também serão consideradas para reduzir os preços dos carros zero quilômetro no Brasil. O governo concederá benefícios fiscais aos veículos com melhores notas na avaliação do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve), que atribui uma pontuação de acordo com o nível de emissão de gases poluentes.
QUAL O PROBLEMA PARA OS CONCORRENTES?
Acontece que, apesar de isso ser uma vantagem absurda para o Brasil, os países concorrentes, mais especificamente a Argentina, não vê com bons olhos essa mudança.
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Isso porque um acordo de livre comércio firmado há 32 anos entre a Argentina e o Brasil, com o objetivos salvar a indústria automobilística de ambos os países por meio do comércio bilateral, está ameaçado com a nova proposta.
Atualmente, dentro do Mercosul, há a isenção de tarifas e impostos para veículos, independentemente de sua origem. No entanto, ao conceder impostos menores a carros com mais peças brasileiras, os carros populares nacionais afetarão a indústria argentina de autopeças, que já enfrenta dificuldades de acesso a insumos e o fechamento de várias fábricas nos últimos anos.
Um exemplo disso é o Peugeot 208 Like, fabricado em Buenos Aires, que tinha potencial para se tornar um dos carros populares favoritos dos consumidores. No entanto, com a nova decisão de priorizar modelos com peças locais, a Peugeot argentina ficará em desvantagem em relação a concorrentes produzidos no Brasil, como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Renault Kwid.