A Volkswagen anunciou a volta TRIUNFAL de um dos seus modelos mais queridos pelo seu público, inclusive dos brasileiros
Se você viveu entre os anos 60 a 90, com certeza, carrega memórias com muito carinho desse modelo icônico da Volkswagen. Inclusive ela foi ícone do movimento da contracultura, nos anos 60/70, principalmente entre os hippies.
Entre a década de 80/90 ela continuou deixando a sua marca e se popularizou principalmente entre músicos, artistas e alguns empreendedores, que faziam uso dela para fazer carregamento de equipamentos e mercadorias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E além disso, durante anos, muitas escolas a utilizava para fazer o transporte de alunos. Estamos falando da icônica e inesquecível Kombi.
A Kombi foi o principal símbolo do movimento contracultura nas décadas de 60/70 (Foto Reprodução/InternetVale dizer, que até hoje ela é lembrada com muito carinho entre os brasileiros, que ficaram saudosos quando ela parou de ser produzida em nosso país, no ano de 2013.
Mas uma boa notícia foi dada para os mesmos, visto que a lendária Kombi teve a sua volta oficialmente divulgada pela própria Volkswagen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas sua volta triunfal promete entregar uma versão totalmente repaginada e moderna. A nova VW ID Buzz, ainda será elétrica e a montadora promete que irá começar a vende-la a partir do ano que vem.
Repaginada
Como mencionamos, esse ícone voltará totalmente repaginado e em um modelo totalmente elétrico e com muito mais conforto que o anterior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A princípio ela voltará a ser vendida nos Estados Unidos e Canadá, com algumas modificações exclusivas para o mercado americano.
Segundo o portal CNN, embora os designers da Volkswagen não quisessem simplesmente “copiar” a aparência do modelo original, muitos elementos exteriores da ID. Buzz são nitidamente inspirados na original, e estará disponível com pintura em dois tons
Ela também tem “saliências” curtas dianteiras e traseiras, a distância entre as rodas e as extremidades da carroceria, como a original. Além de dar à van uma forma geral semelhante à kombi, as saliências curtas também permitem mais espaço dentro da van.
Fora isso, pelo que foi revelado em março deste ano, ela irá produzir até 201 cavalos de potência, muito mais do que os escassos números de dois dígitos de potência do ônibus clássico.
Por dentro …
Na parte de dentro, ela possui recursos semelhantes aos do ID.4, como um botão de seleção de marcha atrás da direção que pode ser girado para colocar a van em marcha ou marcha à ré.
Uma barra de luz sob o para-brisa usa cores para comunicar ao motorista coisas como um obstáculo no caminho ou uma próxima curva para navegação.
O cluster de medidores é uma tela digital retangular. Há uma tela sensível ao toque de 10 polegadas para navegação e entretenimento, e uma tela de 12 polegadas estará disponível como opção.
A ID.Buzz não terá couro em seu interior, usando substitutos de couro como tecidos feitos inteiramente de plástico reciclado.
O ônibus elétrico estará disponível globalmente em dois comprimentos, entre eixos padrão e longo. Apenas a versão de distância entre eixos longa será vendida nos EUA. A versão padrão terá capacidade para cinco lugares, mas uma versão de seis lugares virá mais tarde.
A ID. Buzz estará disponível para venda na Europa ainda este ano. Ainda segundo a CNN, a VW ainda não forneceu preços.
Os detalhes técnicos podem ser um pouco diferentes para a versão que estará disponível na América do Norte em 2024. Essa versão será revelada no próximo ano.
Apesar da ansiedade, ainda não existe uma previsão de quando ela estará disponível em nosso país. A expectativa é que ela chegue depois do ID 4, primeiro carro 100% elétrico que a Volkswagen quer vender no país.
Quando foi lançada a primeira Kombi da Volkswagen no Brasil?
Segundo o portal ” O Tempo” foi em setembro de 1957 que a Kombi passou a ser efetivamente produzida no Brasil, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, com 50% de componentes nacionais, índice que passaria a 95% em 1961.