Grande empresa de transportes que fez história no mercado nacional deixou saudade
Talvez você não seja dessa época, mas, no Brasil, existiu uma grande empresa de transportes, que levava pessoas para conhecer todos os cantos do país. E apesar de fazer sucesso no Brasil e conquistar clientes fieis, a gigante teve a falência decretada e até carta de despedida o presidente da companhia fez.
Essa empresa ficou conhecida por conta do Turismo. E naquela época, era comum pessoas comprarem pacotes para viajar e o transporte ser através de ônibus. E essa empresa, ficou na ativa por várias décadas.
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Estamos falando da Soletur Turismo, que foi uma gigante responsável por realizar sonho de pessoas que queriam fazer viagens memoráveis e tudo isso foi possível graças a empresa. Mas, infelizmente, ela não teve o melhor desfecho.
Conforme notícia do G1, veiculada no dia 25 de outubro de 2001, ocorreu naquela época o fechamento das lojas da Soletur. Em um comunicado, a Soletur atribuiu o mau desempenho da empresa no primeiro semestre às variações do dólar, à crise na Argentina e às altas taxas de juros. O golpe final teria sido provocado pelos atentados terroristas nos Estados Unidos, que causaram uma crise no turismo internacional.
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Na ocasião, vários funcionários ficaram desesperados, uma vez que perderam seus empregos de uma hora para a outra. Conforme exposto pelo próprio presidente, graças a má administração, o grupo se afundou em dívidas e não conseguiu mais operar.
Na noite do dia 24 de outubro de 2001, Carlos Guimarães enviou uma carta a todos os colaboradores e informou o que havia levado a falência do grupo. No dia seguinte, ela foi exposta no Portal PANTROTAS. Na carta, ele comentou sobre a fundação, a realização do seu sonho e o fim do seu projeto de vida.
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E O QUE LEVOU A FALÊNCIA?
Na carta, o presidente explicou o que levou a falência da empresa de turismo: “Por outro lado, a nossa Soletur não conseguiu atingir os 40 anos. Morre aos 38, vítima de diversas doenças incuráveis, como traições e ingratidões comerciais, juros escorchantes, descontrole na política cambial, competidores na informalidade e, possivelmente, decepção e velhice do seu fundador.
Vocês são, meus funcionários, uma das melhores equipes que a Soletur teve em toda a sua história e eu me orgulho de vocês, que não têm qualquer parcela de culpa por este doloroso desfecho da nossa empresa.
Peço desculpas pelos meus erros, que foram muitos, mesmo tentando acertar sempre. Sinceramente, peço desculpas por decepcioná-los e por causar-lhes situações de constrangimento pior. A situação ficou fora do meu controle. Soletur: você não merecia terminar desta forma, é o que eu consigo pensar neste momento.”.