IMPORTANTE!

Cartão de Crédito sem Dor de Cabeça: 7 Dicas Infalíveis para não sujar seu nome e se dar mal

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Cartões de crédito - Foto Internet

Sete dicas que você precisa saber para ter o seu cartão de crédito como o seu melhor amigo e aliado

O tão famoso cartão de crédito, em suma, é uma das formas de realizar compras e pagamentos no dia a dia. Com ele, as instituições financeiras “emprestam” o crédito para você suas compras e pagar a fatura realizada posteriormente. Assim, é possível realizar compras à vista ou a prazo, parcelando valores mais altos com ou sem juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falando de forma bem clara, o cartão funciona como um acerto “fiado” formal, ou seja, não representa, para quem o recebe, a entrada imediata de dinheiro na caixa. Assim, primeiro, ele é aprovado pelo banco que emitiu o cartão e só mais tarde o lojista ou vendedor poderá considerar o recebimento – mas o pagamento fica garantido.

A título de informação, o relatório “Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no 
Brasil”, divulgado pelo Banco Central, mostra que o país terminou 2023 com 212,305 milhões de cartões de crédito ativos. Trata-se de um aumento de 3,3% em relação ao ano anterior e uma forte desaceleração no crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente podemos contar com muitos bancos brasileiros que ofertam cartões aos seus clientes com diversos benefícios. Dentre eles, podemos citar: Nubank, Will, Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Santander, dentre outros.

Pois bem, diante de todas essas informações, nesta quinta-feira (19), vocês irão conferir sete dias vitais, que aqueles que fazem uso do cartão precisam saber, para não errar a mão na hora das compras e acabar se dando mal ao sujar o nome.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda os limites e não gaste além do que pode pagar

Todo cartão de crédito vem com um limite estabelecido pelo banco, ou seja, um valor para que você possa efetuar compras. Porem, isso não significa que você deva sair estourando o seu cartão todo mês e gastando além do que você pode pagar. Acredite, isso pode virar uma verdadeira bola de neve.

Sabemos que manter um controle das finanças pessoais pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, o abuso de opções de parcelamento, uso de linhas de crédito sem necessidade e a ausência de economias são alguns dos maiores erros cometidos por aqueles que não têm controle do seu dinheiro.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, viver uma vida sem administração de gastos pode trazer problemas sérios como dívidas. No Brasil, o número de pessoas que possuem dívidas é alarmante. Tenha esse controle.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pague sempre o valor total da fatura

É muito importante dar preferência ao pagamento total até a data do vencimento para evitar a cobrança de juros e multas. Poderá haver cobrança de juro e multa sobre o saldo que não foi pago e será adicionado na próxima fatura.

Caso você não efetue o pagamento completo, haverá cobrança de juro e multa sobre o saldo que não foi pago e será adicionado à próxima fatura. E isso aumenta ainda mais o risco do seu nome acabar ficando sujo.

Use o Cartão de Crédito como um aliado do orçamento

O seu cartão de crédito deve ser o seu amigo, ou seja, um aliado ao final do seu orçamento. Para isso, confira algumas dicas extras que irá deixar sua relação com suas finanças muito mais confiante:

  1. Defina um limite pessoal.
  2. Tenha atenção ao prazo de vencimento da fatura.
  3. Anote e acompanhe os gastos.
  4. Crie um fundo de reservas.
  5. Fuja de compras ocasionais e impulsivas.
  6. Não exagere nos parcelamentos.

Aproveite os programas de recompensa com moderação

É comum que alguns bancos ofereçam programas de recompensas em seus cartões, para que assim, os clientes usem cada vez mais. Os programas de recompensa também são conhecidos como programas de fidelidade ou de milhas. Esses programas ajudam as pessoas a terem benefícios, descontos ou vantagens quando acumulam pontos ou fazem alguma compra. Trata-se, portanto, de um grande estímulo para atrair e reter clientes.

Sim, esses programas podem trazer muitas vantagens. Contudo, é necessário aproveitar com moderação.

Fique atento às taxas e juros

Em primeiro lugar, ao identificar juros abusivos, o consumidor deve procurar o banco para tentar renegociar o contrato. Caso não consiga o refinanciamento, você pode tentar procurar um profissional para recorrer aos tribunais, solicitando a revisão do contrato e o ressarcimento do valor pago.

Uma das formas é acessar a Calculadora do Cidadão, disponível no site do Banco Central. Para descobrir a taxa de juros mensal cobrada, basta informar o valor de meses do financiamento ou empréstimo, o valor da parcela e o total financiado/emprestado.

Tenha controle sobre o número de cartões

Com a facilidade de conseguir cartões de crédito atualmente em inúmeros bancos, é comum que o cidadão acabe perdendo o controle e passe a usar mais cartões do que deve, correndo o risco de atingir um valor alto de pagamento ao final do mês.

Apesar de ter algumas vantagens, ter mais de um cartão de crédito exige planejamento e responsabilidade. Isso porque, quanto mais faturas você tem, são mais dados e gastos para prestar atenção, aumentando o risco de algo passar despercebido e levar ao endividamento.

Evite usar o cartão de crédito para saques

Cada banco e instituição financeira trabalha com taxas de juros diferentes para o saque no cartão de crédito, no entanto, em alguns casos, esse tributo pode chegar a 15% mensais sobre a operação.

No momento em que estamos precisando de um dinheiro extra, essa parece ser uma boa opção, mas, os juros alto pode acabar trazendo complicações. Ou seja, é melhor evitar usar o seu cartão para essa finalidade.

Cartões de crédito (Foto: Reprodução / Canva)

Considerações finais

Como pudemos analisar, um cartão de crédito pode ser a salvação para alguns brasileiros, porem, para que assim seja, devemos tomar todo o cuidado com as nossas finanças. Afinal, ninguém quer se endividar e acabar com o nome sujo no Serasa.

Por falar nisso, segundo o Serasa, com 71,82 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, atualmente, as faixas etárias com as maiores fatias da população com nome restrito são de 41 a 60 anos, representando 34,9%, e 26 a 40 anos, correspondendo a 34,5% do total de inadimplentes. Muito disso, sem dúvidas, se dá ao mal uso dos cartões.

Tenha em mente que um cartão de crédito é o seu aliado, o seu amigo, ele tem que jogar ao seu favor e não contra você.

Por fim, se você é responsável com as suas finanças, aproveite bem os programa de pontos, parcelamento de compras, segurança, entre outros. Essas são algumas das principais vantagens de utilizar um cartão de crédito no seu dia a dia.

Cartões de crédito é uma das modalidades de pagamento mais usadas ( Foto: Reprodução/Internet)

Como diminuir a fatura do cartão de crédito?

04 dicas práticas para reduzir a fatura do cartão de crédito:

  1. Aprenda a planejar seus gastos.
  2. Diminua o limite do cartão de crédito.
  3. Defina os dados de vencimento próximos do seu pagamento.
  4. Pague a fatura do cartão de crédito sem atrasos.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile