Cartões de débito e crédito podem ter um fim e você precisa saber o que está acontecendo
Você já conseguiu imaginar uma vida sem cartões de débito e crédito? Pois é, ouvindo assim parece até surreal, mas pra muita gente isso já é uma realidade prática, afinal de contas, após a criação do PIX esses meios de pagamento estão ficando um tanto defasados.
Mas você deve estar se perguntando: “Como assim? Calma que vamos explicar!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde a sua criação pelo Banco Central, o PIX é a forma mais usada para pagamento entre brasileiros e seu uso têm batido recordes.
O que está sendo visto como uma terrível ameaça para os cartões. Apenas para nível de conhecimento, somente na última sexta feira (05) a plataforma registrou o maior número de transferências financeiras em um único dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que esse recorde foi batido uma semana antes da comemoração dos Dia das Mães. Todos sabem que essa é uma das datas em que mais ocorrem vendas no comércio em todo o país, estamos falando em milhões movimentados.
Tal data só fica em segundo lugar pro Natal, no fim do ano.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Apps do Itaú, Nubank e mais com dias contados: Comunicado do Banco Central traz substituto a 212M brasileiros
● Adeus, Bilhete Único do RJ: Bloqueio do benefício atinge 30M cariocas por 1 único motivo e atinge metrôs
● Alerta a motoristas de 50 a 70 anos: Lei de trânsito decreta se existe idade máxima para dirigir e atinge CNH
Transação campeã
De acordo com dados oficiais, foram 124.322.983 transações via PIX, se tratando do maior número de transações eletrônicas envolvendo a tecnologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que esse número de transações envolvendo a modalidade é infinitamente superior ao da média diária, que já é alta. As transferências eletrônicas, em seus melhores dias, costumam ficar na faixa de 110 milhões.
Podemos citar o dia 10 de abril passado, por exemplo, quando houve 105.667.115 movimentações financeiras.
O Banco Central fez um levantamento no qual determinou que os horários em que os usuários preferem realizar o pagamento via Pix são no horário de almoço, às 12h e depois do expediente, às 18h.
Curiosamente, a chave mais utilizada pelos brasileiros é a aleatória, com uma combinação de letras e números. O que levou a crer que tais pagamentos tem uma enorme chance de ser referente ao pagamento de compras.
Mas qual é a ameaça que os cartões de débito e crédito estão sofrendo?
Diante disso, não é de se admirar que os cartões de débito e crédito estão correndo riscos, afinal o PIX está ultrapassando ambos em todos os aspectos.
Fora isso, o sistema de pagamento instantâneo é utilizado em quase todos os e serviços, sendo difícil encontrar alguma empresa, comércio, ou estabelecimento que não o utiliza.
Por esse motivo, os brasileiros estão usando menos os meios de pagamento como o boleto bancário, cartão de crédito e cartão de débito.
Pois é, muito provavelmente, em um futuro próximo eles possam deixar de existir. Pode ser também que alguns comércios, empresas deixem de fazer uso de outras formas de pagamento, dando preferência ao PIX.