COMO ASSIM?!

Despedida: Cartão de ônibus, cartório, o seu principal documento e mais 2 estão com os dias contados em 2024

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Reviravoltas com fins envolvendo cartão de ônibus, documentos e mais estão previstas para 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Algumas reviravoltas envolvendo cartões de ônibus, cartório, um dos principais documentos estão prevendo fim e despedida dos mesmos em 2024

Não é apenas o ano de 2023 que está se despedindo! Ao que parece, alguns documentos e ferramentas úteis para cidadãos brasileiros também podem estar com os dias contados.

Pensando nisso separamos uma lista contendo fim de cartões de ônibus, documentos cruciais e até mesmo de cartórios para você ficar por dentro das mudanças e se preparar para as novidades do ano de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos lá?

1- Fim do RG

O RG, é conhecido nacionalmente como o principal documento de identificação, inclusive, você já deve ter ouvido a famosa frase: “Não saia de casa sem o documento”, não é mesmo?

Pois é, esse documento verdinho que nos acompanha pra cima e para baixo, está com os dias contados e muito provavelmente não o veremos mais em 2024 … Pelo menos não da forma pela qual estamos acostumados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

RG será substituído por novo documento (Foto Reprodução/Internet)

Pois é, apesar do RG estar na lista de extinção, um novo documento mais moderno e completo virá para o substituir. Se trata do CIN (Carteira de Identidade Nacional).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Correio de Minas, a primeira via e a renovação do documento são gratuitas, quem perder e precisar tirar a segunda via, tem de pagar uma taxa estipulada por cada Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novidades

O novo documento terá versões em papel e no modelo digital, como já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação,  válido até 28 de fevereiro de 2032, então não será obrigatório trocar de imediato.

Modelo da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) (Foto: Reprodução/Internet)

O modelo antigo tinha um número próprio e podia ser emitido em qualquer Estado brasileiro ou no Distrito Federal, de forma que a mesma pessoa podia ter 27 documentos diferentes, cada qual com um número.

O novo modelo não tem número próprio visto que ele usa o CPF para identificar o dono, tem apenas um campo para nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social, e não indica o sexo da pessoa.

Ele tem um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado.

Novo RG terá um QR Code (Foto Reprodução/Internet)

O documento conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, também usado em passaportes e que o torna um documento de viagem.

Mas ATENÇÃO! a validade da nova carteira varia conforme a idade do titular, como podem conferir abaixo:

De acordo com o portal Seu Dinheiro, nove ou dez números do RG, devem deixar de existir nos próximos anos.

Vale dizer que desde o dia 06 de novembro, a nova Carteira Nacional de Identidade (CNI) já pode ser emitida em 12 estados do Brasil. Os demais terão até o dia 11 de janeiro de 2024 para se adequarem*

*Para saber mais informações, clique aqui

2-Fim do Cartão de Ônibus

E um cartão usado por passageiros de ônibus de uma famosa cidade brasileira também está com seus dias contados e já tem até substituto definido.

Estamos falando do Riocard, cujo sistema de bilhetagem atende a cidade do Rio de Janeiro desde 2004. De acordo com o portal O Globo, esse fim está próximo graças a implementação de um novo sistema de bilhetagem digital para o transporte público.

O nome do substituto é Jaé, e a projeção é que ele passe a funcionar no lugar do Riocard até fevereiro de 2024.

Vale dizer que ele começou a operar em fase experimental desde o dia 19 de julho de 2023, mas somente no BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica).

Porém, até que tudo seja 100% concluído, a orientação é que  usuários mantenham o cartão Riocard.

MAS ATENÇÃO! Segundo fontes do TV Foco, o metro vai continuar aceitando o cartão Riocard, visto que  o metrô não é um modal que consta na licitação de bilhetagem da Prefeitura do Rio.

Inclusive, sobre a Prefeitura do Rio, em janeiro eles estarão inaugurando um novo corredor de BRT, o TransBrasil e, ao invés de aceitar apenas o cartão deles, o Jaé, também vai aceitar o cartão Riocard Mais

Entendendo o funcionamento

De novembro deste ano até janeiro do ano de 2024, os passageiros do transporte municipal já podem optar por usar o Riocard ou o Jaé.

Nesta etapa, o cartão Jaé será aceito em todos os modais do município, ou seja, além dos ônibus ele será válido também para vans, cabritinhos, VLT, além do BRT.

Para isso, os transportes terão os dois validadores e o novo sistema será capaz de fazer a integração entre todos os transportes regulamentados pela Prefeitura.

Se o usuário utilizar somente modais municipais em seus deslocamentos, poderá usar somente o Jaé.

Por outro lado, quem precisar fazer integração entre o serviço de transporte municipal e de concessão do governo do estado, vai precisar portar os dois cartões.

MAS ATENÇÃO! Conforme mencionamos o cartão Riocard  deixará de ser aceito em todos os meios de transporte do município na na última fase de implantação do sistema Jaé, a partir de 1º de fevereiro de 2024.

Gratuidades

Os passageiros com direito à gratuidade deverão se cadastrar para retirar o cartão do novo sistema. Para isso, será preciso ir até uma loja Jaé.

Serão comtemplados com gratuidade:

  • Idosos (+65 anos)
  • PCDs
  • Pacientes com doenças crônicas em tratamento
  • Estudantes da rede pública
  • Universitários beneficiados por programas sociais do Governo ou com renda familiar de até um salário mínimo

3-Fim dos cartórios

Muitos aqui que estão lendo já devem ter tomado um bom chá de cadeira ao precisar dos serviços dos cartórios presentes em todos os cantos do país, não é mesmo?

Porém, pode ser que essa burocracia toda e canseira tenha um fim em 2024 na vida dos brasileiros. De acordo com informações do portal Cartório no Brasil, há uma plataforma chamada “Blockchain”

Entendendo seu funcionamento

O Blockchain é uma ferramenta que funciona como cadeia de dados, armazenando os registros de transações de dados e funciona como uma espécie de livro de registros de movimentações de ativos digitais.

O sistema funciona como os cartórios tradicionais fazem com os ativos físicos. As informações podem ter fontes variáveis, sendo:

  • Contratos;
  • Certificado de propriedade;
  • Documentos;
  • Declarações de autenticidade;
  • Compra ou troca de ações, dentre outros.

 Esse grande número de locais em que a informação está auxilia no processo de autenticação do documento, ou seja, as informações possuem menores possibilidades de fraude, já que o sistema garante a segurança dos dados ali informados. 

Denis W. Silva, CEO da ImobCoin, plataforma que negocia tokens para investimento em imóveis, avaliou que o formato deve acelerar compra e venda de imóveis. Além disso, facilitará procedimentos dentro de cartórios, mas não os tornará obsoletos*

*Para saber mais detalhes do assunto, clique aqui*

4- Fim do IPVA

Outro projeto de lei que pode beneficiar absolutamente todos os motoristas em 2024 visa o fim da obrigatoriedade do porte do documento do IPVA no interior do veículo.

Esse projeto tem como objetivo aliviar os brasileiros que esquecem o documento em casa e passam por uma temida Blitz.

Segundo informações do Tudo Celular, o Projeto de Lei (PL 365/2023), que está em trâmite no Congresso Nacional, propõe o fim da cobrança da taxa de licenciamento de veículos no Brasil.

O documento é de uso obrigatório por parte dos condutores e irregularidades geram multas e outras penalizações.

A proposta é do senador Cleitinho Azevedo, do Republicanos, de Minas Gerais. O parlamentar argumentou que a tarifa deve ser extinta, pois o documento deixou de ser emitido pelos órgãos de trânsito estaduais e enviado às residências dos proprietários.

Diante do avanço da tecnologia e a digitalização dos serviços públicos, a versão impressa do documento de porte obrigatório passou a ter a sua emissão digital e a se chamar CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico), aquele mesmo que você tem no seu aplicativo da carteira digital.

Em entrevista à Agência Senado, Cleitinho afirmou que o valor cobrado é incompatível com o serviço oferecido aos proprietários de veículos e, além disso, “pesa no orçamento familiar” em um momento de crise financeira para muitas famílias brasileiras.

5- Qual outro cartão de ônibus deverá ser substituído em 2024?

Se você é antenado nas tecnologias disponíveis já deve ter reparado na existência do aplicativo TOP, cujo qual funciona como o Bilhete Único, na região de São Paulo.

1- Comum: Recarregável e disponível para qualquer cidadão que utilize o sistema de transporte da região metropolitana;

Escolar: destinado para alunos e professores cadastrados pela escola no Portal da EMTU e com direito à meia tarifa ou passe livre apenas em linhas intermunicipais da região metropolitana de São Paulo

Sênior: benefício concedido aos cidadãos com 65 anos ou mais;

Transporte: reservado aos colaboradores que recebem o benefício de vale-transporte de seus empregadores;

Especial: categoria que garante a isenção do pagamento de tarifa às pessoas com deficiência física de acordo com as normas reguladoras vigentes.

A grande questão é que, conforme divulgado pela Band, houve burburinhos, que podem se concretizar em 2024, em que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), estudava implantar a tecnologia do cartão TOP para substituir oficialmente o atual sistema do Bilhete Único.

A fala ocorreu após o gestor ser questionado sobre a falha ocorrida, no dia 01 de julho de 2023, em que 43 mil cartões de passageiros do transporte público foram cancelados pela SPTrans.

Segundo o órgão municipal, a falha teria ocorrido após uma lista de nomes de usuários ter sido enviada indevidamente para a fila de cancelamento.

Com a possível substituição desse sistema objetivo é bem possível que ocorram menos fraudes*

*Para saber mais detalhes, clique aqui

Cartão TOP e cartão do Bilhete único (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile