Cartão de ônibus se despede em 2023 substituto acaba de ser decretado; Saiba o que muda agora
E um cartão usado para viabilizar o transporte público de uma cidade brasileira está se despedindo e substituto acaba de ser definido para o próximo ano de 2024.
Estamos falando do Riocard, cujo sistema de bilhetagem atende a cidade do Rio de Janeiro desde 2004. De acordo com o portal O Globo, esse fim está próximo graças a implementação de um novo sistema de bilhetagem digital para o transporte público, o Já É!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A projeção é que ele substitua o Riocard até fevereiro de 2024. Inclusive o Já É começou a operar em fase experimental desde o dia 19 de julho de 2023, mas somente no BRT (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica).
Porém, até que tudo seja 100% concluído, a orientação é que usuários mantenham o cartão Riocard.
Martelo batido
Vale mencionar que no dia 18 de julho de 2023, o prefeito Eduardo Paes (PSD), a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Seccin, apresentaram cronograma de migração do novo sistema que está sendo feito de modo gradual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eduardo Paes ainda afirmou que essa nova bilhetagem faz parte da reconstrução do transporte público da cidade.
MAS ATENÇÃO! Segundo fontes do TV Foco, o metro vai continuar aceitando o cartão Riocard, visto que o metrô não é um modal que consta na licitação de bilhetagem da Prefeitura do Rio.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, sobre a Prefeitura do Rio, em janeiro eles estarão inaugurando um novo corredor de BRT, o TransBrasil e, ao invés de aceitar apenas o cartão deles, o Jaé, também vai aceitar o cartão Riocard Mais
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que muda com a chegada do Já É?
Desse mês de novembro até janeiro do ano de 2024, os passageiros do transporte municipal poderão optar por usar o Riocard ou o Já É.
Nesta etapa, o cartão Já É será aceito em todos os modais do município, ou seja, além dos ônibus ele será válido também para vans, cabritinhos, VLT, além do BRT.
Para isso, os transportes terão os dois validadores e o novo sistema será capaz de fazer a integração entre todos os transportes regulamentados pela Prefeitura.
Se o usuário utilizar somente modais municipais em seus deslocamentos, poderá usar somente o Já É
Por outro lado, quem precisar fazer integração entre o serviço de transporte municipal e de concessão do governo do estado, vai precisar portar os dois cartões.
MAS ATENÇÃO! De acordo com o G1, o cartão Riocard deixará de ser aceito em todos os meios de transporte do município na na última fase de implantação do sistema Já É, a partir de 1º de fevereiro de 2024.
Gratuidades
Os passageiros com direito à gratuidade deverão se cadastrar para retirar o cartão do novo sistema. Para isso, será preciso ir até uma loja Já É.
Serão comtemplados com gratuidade:
- Idosos (+65 anos)
- PCDs
- Pacientes com doenças crônicas em tratamento
- Estudantes da rede pública
- Universitários beneficiados por programas sociais do Governo ou com renda familiar de até um salário mínimo