Cartões de crédito e débito estão perdendo espaço no mercado
Usar dinheiro físico tem ficado cada vez mais distante da realidade das pessoas. Isso porque atualmente existem inúmeras ferramentas disponíveis que podem permitir a realização de compras. Até mesmo os cartões de crédito e débito estão perdendo espaço no mercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso se deve ao avanço da ferramenta Pix, que se trata do pagamento instantâneo brasileiro criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. A modalidade foi ganhando cada vez mais o coração dos brasileiros.
O Pix se destacou positivamente no mercado de instrumentos de pagamento, atingindo cerca de 29% das transações registradas no ano de 2022, em comparação com apenas 16% em 2021, de acordo com informações do Banco Central divulgados no final do mês de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter uma pequena dimensão, a modalidade de pagamentos, que chegou no final do ano de 2020, sequer completou três anos, mas já é a favorita dos cidadãos brasileiros. A ferramenta se tornou a favorita entre os brasileiros, ultrapassando até mesmo a utilização de cartões de crédito e débito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o golpe envolvendo o Pix tem aterrorizado?
O golpe que está circulando pela internet, que foi até mesmo alertado pelo Serasa, é o golpe do robô do PIX. As vítimas são atraídas ao acessarem algum tipo de rede, encontrando promoção que disponibilizam prêmios para quem enviar um valor através da ferramenta.
Desse modo, a publicação pode fornecer uma promoção onde a vítima poderia receber até 10 vezes mais do valor que chegou a enviar, ou seja, quem envia R$10 para o robô do PIX poderia ganhar até R$100.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seguida, evidentemente não existe robô, e todo o dinheiro enviado pelo usuário acaba permanecendo nas contas dos criminosos que nunca mais entram em contato com a vítima.
Vale ressaltar que esse não é o único golpe do PIX que está acontecendo hoje em dia, existem cada vez mais modalidades. De acordo com o próprio Serasa, alguns deles são reconhecidos: comprovante falso do PIX, golpe do PIX agendado, cadastro falso, entre outros.