Enormes castelos cheios de detalhes, vastos campos montanhosos, cavalos e carruagens em cenários majestosos, dois reinos medievais com toda a grandiosidade deste universo ganham vida em Deus Salve o Rei com cenas de tirar o fôlego graças à tecnologia envolvida no projeto.
Um dos grandes aliados da equipe é a extensão cenográfica, um recurso em 3D que “completa” o cenário real da cidade cenográfica ou do estúdio. “Atuamos em parceria com a cenografia em todos os sets, mesclando elementos reais com extensões virtuais nas áreas internas e externas dos cenários. Assim, conseguiremos contar esta história que envolve dois reinos bem diferentes, com a grandiosidade que ela merece. Para os salões de trono, por exemplo, temos quatro metros reais e outros 12 virtuais. Isso só será possível em uma novela diária graças a uma reorganização dos processos atuais de produção de efeitos, em conjunto com o desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas, que devem acelerar o processo de criação e finalização de efeitos visuais”, explica Fernando Alonso, gerente de Operações de Tecnologia do Entretenimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ O Outro Lado do Paraíso: Rivais, Gael e Renato prometem acabar um com o outro em disputa por Clara
Para as cenas de batalha, a equipe está trabalhando com alguns recursos diferentes, que incluem cenas gravadas em uma floresta rodeada de chroma key. A maior parte desta floresta será inserida virtualmente. O cenário real inclui parte das árvores que aparecerão na TV, confeccionadas com material cenográfico, além de um vasto gramado, pedras e outros detalhes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além destes recursos, vale destacar a cena de prólogo da novela, toda gravada em superfreeze, utilizando os mais modernos recursos de captação dentro de um estúdio de efeitos. Para isso, foram utilizados sistemas de motion control e uma técnica que utiliza câmeras high speed e captação frame a frame, que são intercalados com ações de batalha em outra velocidade. “É como se conseguíssemos ‘passear’ por essa batalha com o olhar de quem está participando dela, vendo cada detalhe do que acontece”, descreve Fernando Alonso. A cena do casamento da rainha Lucrécia (Tatá Werneck) com Rodolfo (Johnny Massaro) também será quase inteiramente virtual, assim como o cenário da igreja que será inserido totalmente em 3D.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE