Casas Bahia vendida pelo Pão de Açúcar e novos donos chocam
A Casas Bahia foi por longos anos propriedade do Pão de Açúcar, que decidiu vender sua participação, em 2019, e os novos donos são quem ninguém poderia imaginar.
A loja de eletrodomésticos e móveis foi fundada no ano de 1952, em São Caetano do Sul, onde tem sua matriz, e até hoje faz grande sucesso, presente praticamente em todos os shoppings espalhados pelo Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ano de 2009 foi bastante marcante para o mercado do varejo, já que a então Via Varejo, que era dona da Casas Bahia, vendeu grande parte de sua participação ao Pão de Açúcar, que se tornou dono do estabelecimento.
Apesar do sucesso da parceria, apenas 10 anos depois, em 2019, o GPA decidiu vender sua participação de pouco mais de 36%, e o novo comprador era alguém que poucas pessoas poderiam suspeitar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A família Klein, dona da Via Varejo, antiga dona da varejista, demonstrou interesse e para isso, de acordo com o portal ‘Folha de S. Paulo’, teriam que desembolsar R$2,2 bilhões para voltar a ser dona da loja.
A empresa ainda detinha 25% da participação da Casas Bahia, e com essa compra, voltaram a ter a maioria do estabelecimento, passando dos 60%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O controlador do GPA (Grupo Pão de Açúcar) está endividado e pediu recuperação judicial na França, não tem condição de fazer investimentos necessários na Via Varejo, e com isso foi ficando para trás”, disse Eduardo Guimarães, especialista em ações da Levante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que a Via Varejo trocou de nome?
A conhecida Via Varejo, que atualmente se chama apenas Via, explicou a mudança de seu nome: “Essa mudança da marca foi anunciada com o objetivo de abrir novos caminhos, ou seja, não ser apenas uma empresa de varejo”.