BABADO
R$690 milhões injetados: O estouro de cofres para Casas Bahia virar dona de concorrente gigante e explodir
24/06/2023 às 18h39
Empresa estourou os cofres para comprar concorrente
A Casas Bahia, sem sombra de dúvidas, é uma das mais populares redes de varejo do Brasil. A empresa é responsável por vender móveis e eletrodomésticos e está presente nas cinco regiões do país. Aliás, a história da marca é muito antiga, visto que ela foi fundada no ano de 1952.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos, a empresa foi se tornando cada vez maior. Principalmente, quando ela decidiu fazer uma fusão com outra grande rede. Os cofres das Casas Bahia foram estourados em 2010. Na ocasião, a marca pagou um verdadeiro absurdo para se fundir com outra rede varejista, Ponto (antigamente Ponto Frio).
No dia 2 de julho de 2010, os grupos Ponto e Casas Bahia selaram um acordo e formaram um novo grupo chamado de Via Varejo, onde a captação de recursos ficará por parte da Globex, controladora da rede Ponto. Aliás, para o novo acordo, que levou cerca de 4 meses para se consolidar, foi preciso colocar a mão no bolsa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram injetados cerca de R$ 690 milhões por parte do grupo do então, chefe de conselho da empresa Abílio Diniz. Atualmente, a Casas Bahia está entre as maiores redes de varejo do Brasil e segue em alta no mercado. Eles sempre trabalhando duro para se manter no topo da lista.
Silvio Santos vendeu empresa para Casas Bahia?
No entanto, durante a década de 70, após adquirir a Agropecuária Tamakavy, da qual deixou no fim dos anos 80, o dono do Tele Sena decidiu abrir uma rede de lojas de eletrodomésticos com o mesmo nome, porém em uma luta contra uma varejista gigantesca, o empreendimento não vingou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a escolha do nome foi muito questionada pelo público, mas Silvio insistiu e compreendia que apesar do nome ser difícil de ser memorizado, também seria difícil de esquecê-lo. “Eu confio muito no meu feeling”, disse ele, durante uma entrevista à revista Veja, no passado. Mas, apesar do otimismo, a rede varejista do empresário acabou chegando ao fim.
Portanto, logo no ano de 1989, o negócio do milionário foi adquirida pela varejista Casas Bahia. Segundo analistas, a rede não foi para frente devido ao fato de não terem algum diferencial no mercado, com comerciais exibidos nos intervalos do SBT.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do saque-aniversário do FGTS tem alerta confirmado hoje (14/11) e brasileiros precisam correr
● Lula ciente: Liberação de benefício do Bolsa Família aos CLTs é anunciada para salvar trabalhadores
● Idosos de 60+ podem solicitar aposentadoria imediata no INSS em apenas 3 passos hoje (14)
Vale ressaltar que na época em que a rede do empresário ainda estava operando, a empresa chegou a possuir cerca de 120 unidades da Tamakavy espalhadas por todo o território nacional.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]