Empresa estourou os cofres para comprar concorrente
A Casas Bahia, sem sombra de dúvidas, é uma das mais populares redes de varejo do Brasil. A empresa é responsável por vender móveis e eletrodomésticos e está presente nas cinco regiões do país. Aliás, a história da marca é muito antiga, visto que ela foi fundada no ano de 1952.
Ao longo dos anos, a empresa foi se tornando cada vez maior. Principalmente, quando ela decidiu fazer uma fusão com outra grande rede. Os cofres das Casas Bahia foram estourados em 2010. Na ocasião, a marca pagou um verdadeiro absurdo para se fundir com outra rede varejista, Ponto (antigamente Ponto Frio).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia 2 de julho de 2010, os grupos Ponto e Casas Bahia selaram um acordo e formaram um novo grupo chamado de Via Varejo, onde a captação de recursos ficará por parte da Globex, controladora da rede Ponto. Aliás, para o novo acordo, que levou cerca de 4 meses para se consolidar, foi preciso colocar a mão no bolsa.
Foram injetados cerca de R$ 690 milhões por parte do grupo do então, chefe de conselho da empresa Abílio Diniz. Atualmente, a Casas Bahia está entre as maiores redes de varejo do Brasil e segue em alta no mercado. Eles sempre trabalhando duro para se manter no topo da lista.
Silvio Santos vendeu empresa para Casas Bahia?
No entanto, durante a década de 70, após adquirir a Agropecuária Tamakavy, da qual deixou no fim dos anos 80, o dono do Tele Sena decidiu abrir uma rede de lojas de eletrodomésticos com o mesmo nome, porém em uma luta contra uma varejista gigantesca, o empreendimento não vingou.
Além disso, a escolha do nome foi muito questionada pelo público, mas Silvio insistiu e compreendia que apesar do nome ser difícil de ser memorizado, também seria difícil de esquecê-lo. “Eu confio muito no meu feeling”, disse ele, durante uma entrevista à revista Veja, no passado. Mas, apesar do otimismo, a rede varejista do empresário acabou chegando ao fim.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, logo no ano de 1989, o negócio do milionário foi adquirida pela varejista Casas Bahia. Segundo analistas, a rede não foi para frente devido ao fato de não terem algum diferencial no mercado, com comerciais exibidos nos intervalos do SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que na época em que a rede do empresário ainda estava operando, a empresa chegou a possuir cerca de 120 unidades da Tamakavy espalhadas por todo o território nacional.