O órgão determinou a proibição contra alguns lotes das marcas por oferecem risco à saúde
Com o papel essencial de promover a segurança de todos quando o assunto diz respeito a higiene e fabricação de produtos, a ANVISA entrou em cena mais uma vez e decretou de forma urgente a proibição contra 8 marcas que provavelmente você conhece.
Acontece que, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) agiram às pressas visando a proteção dos consumidores, pois em (25) de setembro de 2023, foram encontradas impurezas em oito lotes de café torrado e moído, determinando o recolhimento nacional desses produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Café, rico em proteínas e bastante consumido pelo povo brasileiro, é o amigo diário para aqueles que desejam melhorar o estado de alerta e a concentração. A cafeína serve para proporcionar mais energia e consegue mudar o humor de qualquer pessoa.
Além de ser um dos dos produtos que mais é produzido em território brasileiro, o famoso ‘pretinho’ é muito popular na mesa de qualquer pessoa.
Inclusive, por seu tão amado e presente na vida de muitos, a Agência vinculada ao Ministério da Saúde se preocupou em observar se o famoso pó de café está sendo fabricado de forma adequada até chegar aos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, para a surpresa de todos, a autarquia encontrou cascas e paus, que substituíam grãos de café, afim de aumentar o volume do produto de forma enganosa.
Conforme informações do G1, as marcas evolvidas no caso são Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
Veja logo abaixo a numeração dos lotes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira;
- 046/23/3D da Jardim;
- 59 da Lenhador Extra Forte;
- 59 da Lenhador Tradicional;
- 58 da Balaio;
- 02 e 05 da Bico de Ouro;
- e 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robust.
PRONUNCIAMENTO DAS EMPRESAS
De acordo com o G1, o Café Balaio (empresa responsável pelas marcas Café Balaio, Café Lenhador Tradicional e Café Lenhador Extra Forte) se pronunciou sobre o ocorrido, alegando que estava em concordância com as normas e mostrou-se surpreso em relação aos informes recebidos pelo Ministério da Agricultura.
A fabricante negou as acusações de que teriam sido utilizados cascas e paus de café na matéria prima, para a substituição dos grãos de café, com o objetivo de induzir mais volume no produto e enganar o consumidor.
Segundo a fonte, a fabricante Café Balaio definiu o acontecimento como “uma falha pontual nos procedimentos que antecederam a torragem e moagem dos grãos de apenas dois lotes”.
A empresa determinou na época que seria mais atenta aos seus processos de fabricação e colheu todos os lotes que continham os produtos afetados.
Por sua vez, a empresa Indústria e Comércio Café de Uberaba responsável pela marca Fazenda Mineira, contatou ao G1 em setembro do ano passado que “não há determinação de recolhimento de produtos da empresa no contexto da publicação datada de 22/09/2023. A empresa está com seu alvará regularizado e sua produção a todo vapor”.
Além disso, a fabricante também falou sobre a suspensão do produto. “Jamais se tratou do Café Fazenda Mineira. Destaca-se que a inspeção pontual ocorrida no dia 11/05/2023 diz respeito ao Café da marca UBER UBA cuja produção foi descontinuada. Diga-se de passagem, a empresa firmou compromisso junto ao Ministério Público de Uberaba que está em pleno e regular cumprimento, destacando a apresentação de certificados e laudos de qualidade de seus produtos”.
Já em relação as marcas, Jardim, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta, não foram encontrados nenhuma nota ou comunicado sobre o ocorrido.
Mesmo assim, o TV FOCO estará a disposição para ouvir qualquer pronunciamento das empresas citadas e disposto a fazer alterações nessa matéria.
SITUAÇÃO DAS EMPRESA HOJE
Nos dias atuais, as fabricantes de café seguem normalmente com suas atividades, buscando sempre garantir o melhor produto aos consumidores.
Qual os benefícios do café para saúde?
Segundo O GLOBO, o café possui centenas de compostos que reduzem o estresse oxidativo e a inflamação, melhoram o funcionamento do intestino, o fluxo sanguíneo e modulam o metabolismo da glicose e da gordura.