LUTO!
De AIDS à falência de órgãos: Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum é devastado por morte de 6 estrelas
29/09/2024 às 7h40
Relembre a trajetória e a partida de 6 atores que marcaram gerações ao fazer parte do elenco Castelo Rá-Tim-Bum, uma produção que fez a alegria de milhares de crianças
Mais do que uma simples produção infantil, o Castelo-Rá-Tim-Bum foi um grande marco na história da televisão brasileira. Sua trama foi capaz de transportar gerações de crianças para um mundo de fantasia, criatividade e aprendizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criado por Cao Hamburger e Flávio de Souza, o programa foi exibido pela TV Cultura entre os anos de 1994 e 1997, conquistando milhares de corações infantis e até mesmo os mais adultos.
Enquanto isso, no mundo do castelo …
Como o nome já diz, a trama é ambientada em um castelo encantado, aonde tudo tinha vida ( até mesmo os sapatos).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem assistia deve se lembrar com muito carinho dos personagens e seus bordões e objetivos inesquecíveis, como: a gargalhada fatal do Mal, as risadas maléficas do Dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição) e o brilho do lustre do castelo com as suas adoráveis fadinhas, a Lana e a Lara (Fabiana Prado e Teresa Atahyde)
Isso sem falar nos personagens principais da trama como Nino (Cassio Scapin), Zeca (Fredy Allan), Biba (Cinthya Rachel) e Pedro (Luciano Amaral).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além deles, temos a icônica Bruxa Morgana (Rosi Campos), o talentoso Tio Victor (Sérgio Mamberti), a cobra Celeste e a charmosa Penélope (Ângela Dip).
Ahh, tantos personagens que fica até difícil listar os mais marcantes não é mesmo? Mas infelizmente muitos atores que deram vida a certos personagens do castelo não estão mais entre nós e é sobre eles que iremos falar hoje!
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto hoje (3): Morte de ator é confirmada aos 32 anos e causa é mantida em segredo: “Foi para o céu”
● Câncer, AVC e fatalidade: Elenco de sítio do Pica Pau Amarelo tem fim devastador com morte de 6 astros
● Luto: Morte de atriz aos 24 anos é confirmada hoje (2/12) após ser arrastada em praia: “Tragédia”
1- Sérgio Mamberti – Dr. Victor
De acordo com o portal História da Tv, o ator que deu vida ao lendário Dr.Victor, morreu na madrugada do dia 3 de setembro de 2021, aos 82 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos após uma infecção nos pulmões.
Seu talento e carisma marcaram gerações e seu personagem, Dr. Victor, continua sendo um dos mais amados da dramaturgia.
2- Gérson de Abreu – Flap
Lembra que dissemos que tudo no castelo tinha vida? pois é, Gérson que foi presença marcante de em programas infanto-juvenis dos anos 90, como X-Tudo e Agente G, entre outros, deu sua voz à bota Flap.
Junto com seu irmão gêmeo Tap (Theo Werneck), eles sempre falavam rimando um com o outro. Gérson sofreu um infarto em Iguape (SP) no dia 18 de julho de 2002, falecendo aos 37 anos.
3- Cláudio Chakmati
Cláudio também não aparecia no vídeo, mas sua presença era uma das mais intensas e marcantes. Isso porque ele deu voz ao robô que era porteiro do castelo e também manipulava bonecos como o Mau e o Radialista.
Ele também participou de outros programas famosos, como Rá-Tim-Bum, Bambalalão e Agente G.
Vivia na Ilha de Bali, na Tailândia, desde 1995, e morreu em 9 de fevereiro de 1997, aos 31 anos, devido a uma parada cardíaca.
4-Wagner Bello – Etevaldo
Como não lembrar do Etevaldo e sua doçura intergaláctica?! ele foi interpretado por Wagner Bello, que aliás chegou a trabalhar com teatro e recebeu o Prêmio APETESP de melhor ator em 1991.
Wagner morreu no dia 12 de agosto de 1994, aos 30 anos, antes de gravar sua última aparição no programa.
Ainda de acordo com o portal TV História, ele se foi após complicações causadas pelo vírus da Aids. Para substituí-lo, foi convocada uma amiga dele, Siomara Schroder, que interpretou sua irmã, Etecetera.
Essa notícia foi uma das mais traumáticas, uma vez que grande parte do elenco eram crianças e se apegaram ao ator, mesmo em meio à fantasia das gravações.
Rodrigo Santiago – Almirante Costa
Rodrigo viveu o Almirante Costa em um único episódio de Castelo Rá-Tim-Bum. O personagem era um grande amigo do Dr. Victor, fez uma visita ao castelo e acabou levando Nino para navegar em alto-mar.
No episódio, Nino achou que seria uma grande aventura divertida mas percebeu que a vida em alto mar é muito mais desafiadora do que se imagina.
O ator morreu em 13 de outubro de 1999, aos 55 anos, vítima de insuficiência cardíaca após uma cirurgia na capital paulista.
Ada Chaseliov – Xenóbia
A atriz viveu Xenóbia, madastra da Branca de Neve, em um dos episódios mais marcantes da trama infantil. Caso não se lembre, é quando os personagens dos contos de fadas ficaram embaralhados em suas funções.
Ela, que também participou de diversas novelas da TV Globo, morreu em 27 de outubro de 2015, aos 63 anos, após lutar contra o câncer.
Como surgiu a ideia do Castelo Rá-Tim-Bum?
De acordo com o portal Summus, a ideia nasceu da união de criatividade e conhecimento, com o objetivo de criar um programa infantil que fosse educativo e divertido ao mesmo tempo, inspirado em um outro programa já existente da emissora, o Rá-Tim-Bum.
Conclusões finais:
O Castelo Rá-Tim-Bum, com certeza, nos proporcionou momentos de magia e aprendizado que ficarão para sempre em nossa memória afetiva.
A partida desses talentosos atores nos faz refletir sobre a importância de manter viva a chama da criatividade e da fantasia. Afinal, a magia do castelo continua a nos acompanhar, mesmo que esses atores tão amados já não estejam mais entre nós.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.