O órgão cravou a proibição do produto após indícios de causar cegueira
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos principais órgãos do Governo Federal, sendo o responsável por fiscalizar e controlar a comercialização de alguns produtos no Brasil. Dessa vez, por exemplo, vamos falar de uma proibição da autarquia contra um produto muito popular e amado pelas mulheres.
Em 2023, a autarquia recebeu diversos relatos e informações sobre casos de efeitos indesejáveis, que eram supostamente ocasionados por um produto muito popular entre as mulheres. Segundo o portal oficial da Anvisa, produtos cosméticos para trançar e modelar cabelos, podem ter sido fonte causadora de cegueira temporária em algumas pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o exposto pela agência, uma vez que os produtos aplicados no cabelo, podem permanecer por horas ou dias, é necessário um cuidado especial com os olhos, já que, quando o cabelo entrar em contato com a água, o produto pode escorrer e entrar nos olhos. Dessa forma, causando irritações ou até mesmo problemas mais graves.
Ainda no ano passado, foram registrados 26 casos de reações indesejáveis relacionadas o uso de pomadas para modelar. A cegueira temporária foi o pior efeito causado, segundo os relatos, entre outras reações adversas, supostamente ocasionadas após o uso desses produtos.
Alguns desses casos ocorridos no ano passado foram registrados em sistemas de informações da Agência, como o ‘Notivisa’. Outros casos, a Anvisa foi comunicada através dos órgãos de Vigilância Sanitária locais, hospitais da Rede Sentinela e por matérias jornalísticas veiculadas na imprensa. Confira a seguir quais foram os efeitos adversos causados pelos produtos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- reações alérgicas;
- cegueira temporária;
- vermelhidão;
- ardência nos olhos;
- lacrimejamento intenso;
- coceira;
- inchaço ocular; e
- dor de cabeça.
A proibição da Anvisa
Alguns relatos também mostraram efeitos mais graves, como cegueira temporária. A recuperação da visão em alguns casos demorou mais de uma semana e até 15 dias. Dessa forma, a Anvisa cravou por meio resoluções a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso, assim como, o recolhimento de diversos produtos para modelar os cabelos.
Entretanto, é comum encontrar esses produtos em marketplaces ou sites de vendas. Dessa forma, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, fica o alerta da Anvisa, de que esses produtos se encontram irregulares e proibidos de serem comercializados, devido os riscos à integridade física das pessoas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que a Anvisa faz?
A Anvisa é uma agência reguladora e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Ainda, a agência também é responsável pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE