Cegueira e olho vermelho: Band confirma proibição da ANVISA contra 159 cremes populares das mulheres em 2025

22/04/2025 às 9h52

Imagem PreCarregada
Band confirma proibição da ANVISA contra cremes queridinhos das mulheres (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canval/Lennita/GMN)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA proíbe 159 produtos capilares populares e queridinhos entre as mulheres e decreto atinge todo o Brasil

No dia 31 de março de 2025, o Jornal da Band confirmou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu, com efeito imediato, a comercialização de 159 cremes populares, ainda mais entre mulheres, após sérios riscos à saúde.

Trata-se das pomadas capilares bastante conhecidas e usadas em penteados e tranças em todo o país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os riscos elencados pela autarquia estavam a irritação ocular e até cegueira.

Sendo assim, a partir de informações obtidas por meio dessa reportagem, bem como alguns detalhes expostos pelo G1, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo todo o parâmetro da situação.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Pomadas capilares entraram no radar da ANVISA após riscos (Foto: Reprodução/Internet)

Entenda a decisão da ANVISA:

Em suma, a ANVISA cancelou o registro de 47 produtos só no dia 24 de fevereiro e suspendeu outros 112 no dia 26 do mesmo mês, totalizando 159 pomadas retiradas do mercado por não cumprirem as exigências da Resolução RDC 814/2023.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • A norma, publicada ainda em setembro de 2023, determinou que todos os fabricantes de produtos notificados atualizassem sua documentação somente até o dia 31 de dezembro de 2024.
  • As empresas deveriam apresentar licença sanitária válida, arte de rótulo com instruções de uso e advertências, além de uma declaração assinada digitalmente que comprovasse a segurança do cosmético.

Visto que as empresas não cumpriram o prazo e as exigências, a Anvisa aplicou o cancelamento dos registros, impedindo assim a:

  • Produção;
  • Venda;
  • Uso dos produtos.

Conforme mencionado acima, essa regra ficou válida em todo o território nacional até que as regularizações fossem feitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Pomada modeladora capilar só poderá ser vendida se estiver na lista de autorizadas pela ANVISA (Foto: Reprodução/Internet)

Riscos e lesões graves:

Além das irregularidades na documentação, a Anvisa recebeu relatos de eventos adversos relacionados ao uso dessas pomadas, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, período em que o uso é mais intenso, devido ao Carnaval.

Médicos oftalmologistas, como Keller Azevedo, alertaram para o risco de:

  • Ceratite química;
  • Irritação nos olhos, causando vermelhidão
  • Inflamação grave da córnea.

Ambas as consequências podem provocar desde embaçamento temporário da visão até cegueira definitiva.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Produtos não regularizados podem causar lesões graves e até cegueira (Foto Reprodução/Montagem/Internet)

Os casos geralmente ocorrem quando resíduos da pomada entram em contato com os olhos, especialmente durante banhos, chuvas ou quando o suor escorre pelo rosto.

O que diz a Anvisa sobre a segurança das pomadas capilares?

A ANVISA reforçou que apenas as pomadas que constam na lista oficial de produtos autorizados podem ser comercializadas ou utilizadas.

A lista está disponível no site da ANVISA, e a recomendação é que consumidores e profissionais de salões suspendam imediatamente o uso de qualquer produto não listado.

Além disso, a ANVISA orienta que os produtos devem ser manuseados com cuidado, e em caso de contato com os olhos, é fundamental:

  • Lavar com água em abundância;
  • Procurar atendimento médico o quanto antes.

Para acessar a lista completa de produtos autorizados pela ANVISA, clique aqui*.

Conclusão:

A ANVISA proibiu 159 pomadas capilares para proteger a saúde dos consumidores após falhas nas exigências regulatórias e relatos de lesões graves.

A decisão exige atenção de quem vende, compra e usa, já que os riscos incluem até cegueira.

A lista oficial de produtos seguros é o único guia confiável no momento. Mas, para saber mais informações sobre demais interdições e casos similares, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

2025
band
cegueira
março
pomadas
pomadas capilares
proibição

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.