Cegueira e olho vermelho: Band confirma proibição da ANVISA contra 159 cremes populares das mulheres em 2025
22/04/2025 às 9h52

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ANVISA proíbe 159 produtos capilares populares e queridinhos entre as mulheres e decreto atinge todo o Brasil
No dia 31 de março de 2025, o Jornal da Band confirmou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) proibiu, com efeito imediato, a comercialização de 159 cremes populares, ainda mais entre mulheres, após sérios riscos à saúde.
Trata-se das pomadas capilares bastante conhecidas e usadas em penteados e tranças em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os riscos elencados pela autarquia estavam a irritação ocular e até cegueira.
Sendo assim, a partir de informações obtidas por meio dessa reportagem, bem como alguns detalhes expostos pelo G1, a equipe especializada em fiscalizações e serviços do TV Foco traz abaixo todo o parâmetro da situação.

Entenda a decisão da ANVISA:
Em suma, a ANVISA cancelou o registro de 47 produtos só no dia 24 de fevereiro e suspendeu outros 112 no dia 26 do mesmo mês, totalizando 159 pomadas retiradas do mercado por não cumprirem as exigências da Resolução RDC 814/2023.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA faz comunicado urgente às donas de casa que consomem castanha

1,5 toneladas de carne podre: Interdição de açougue nº1 acende alerta máximo na ANVISA

Risco de vermelhidão e coceira: ANVISA proíbe óleo nº1 da pele dos 60+ após descoberta em 2025
- A norma, publicada ainda em setembro de 2023, determinou que todos os fabricantes de produtos notificados atualizassem sua documentação somente até o dia 31 de dezembro de 2024.
- As empresas deveriam apresentar licença sanitária válida, arte de rótulo com instruções de uso e advertências, além de uma declaração assinada digitalmente que comprovasse a segurança do cosmético.
Visto que as empresas não cumpriram o prazo e as exigências, a Anvisa aplicou o cancelamento dos registros, impedindo assim a:
- Produção;
- Venda;
- Uso dos produtos.
Conforme mencionado acima, essa regra ficou válida em todo o território nacional até que as regularizações fossem feitas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Riscos e lesões graves:
Além das irregularidades na documentação, a Anvisa recebeu relatos de eventos adversos relacionados ao uso dessas pomadas, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, período em que o uso é mais intenso, devido ao Carnaval.
Médicos oftalmologistas, como Keller Azevedo, alertaram para o risco de:
- Ceratite química;
- Irritação nos olhos, causando vermelhidão
- Inflamação grave da córnea.
Ambas as consequências podem provocar desde embaçamento temporário da visão até cegueira definitiva.

Os casos geralmente ocorrem quando resíduos da pomada entram em contato com os olhos, especialmente durante banhos, chuvas ou quando o suor escorre pelo rosto.
O que diz a Anvisa sobre a segurança das pomadas capilares?
A ANVISA reforçou que apenas as pomadas que constam na lista oficial de produtos autorizados podem ser comercializadas ou utilizadas.
A lista está disponível no site da ANVISA, e a recomendação é que consumidores e profissionais de salões suspendam imediatamente o uso de qualquer produto não listado.
Além disso, a ANVISA orienta que os produtos devem ser manuseados com cuidado, e em caso de contato com os olhos, é fundamental:
- Lavar com água em abundância;
- Procurar atendimento médico o quanto antes.
Para acessar a lista completa de produtos autorizados pela ANVISA, clique aqui*.
Conclusão:
A ANVISA proibiu 159 pomadas capilares para proteger a saúde dos consumidores após falhas nas exigências regulatórias e relatos de lesões graves.
A decisão exige atenção de quem vende, compra e usa, já que os riscos incluem até cegueira.
A lista oficial de produtos seguros é o único guia confiável no momento. Mas, para saber mais informações sobre demais interdições e casos similares, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.