A autarquia decreta a proibição e retirada às pressas de produto que pode causar graves riscos à saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos principais órgãos do país, sendo o responsável por fiscalizar e controlar a comercialização de alguns produtos, prevenindo riscos à saúde. Dessa vez, por exemplo, vamos falar de uma proibição da autarquia contra um produto muito popular muito procurado pelas mulheres que pode causar cegueira.
Vale destacar que, sempre que alguma empresa reprova nas medidas de segurança do órgão, seu produto é arrancado das prateleiras e proibidos nos mercados, e foi justamente isso que aconteceu com o produto que citaremos hoje. Ele precisou ser removido às pressas após um decreto da Anvisa. A notícia caiu como uma bomba no colo dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque a Anvisa alertou sobre cegueira temporária, além de outros efeitos indesejáveis, supostamente ocasionada por produtos para trançar/modelar os cabelos. O órgão alerta sobre possíveis reações adversas graves causados pela pomada de trançar cabelos Ômegafix e deu um grande aviso aos brasileiros.
Segundo as informações divulgadas pelo portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, os produtos são produzidos pela empresa: CAPE INDÚSTRIA DE COSMÉTICOS LTDA. Cabe ressaltar que o produto descrito não possuía registro como cosmético na Anvisa, logo encontrava-se irregular.
A proibição da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso e o recolhimento do produto Ômegafix, já tinha sido publicada em DOU e ocorreu em março de 2022, através da resolução Nº. 892, de 22 de março de 2022. Na ocasião, a Anvisa pediu que as pessoas entrassem em contato para comunicar qualquer problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o ‘G1’, médicos especialistas afirmaram que o contato de produtos químicos com a córnea pode causar queimaduras e até cegueira definitiva. Na época, no Instagram, segundo a ‘Istoé’, a empresa informou que no rótulo do produto há informações do uso adequado da pomada e orienta o não contato com os olhos.
Proibido, entretanto, é comum encontrar esses produtos em marketplaces ou sites de vendas. Dessa forma, segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, fica o alerta da Anvisa, de que esses produtos se encontram irregulares e proibidos de serem comercializados, devido os riscos à integridade física das pessoas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
O que a Anvisa faz?
A Anvisa é uma agência reguladora e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Ainda, a agência também é responsável pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE