ALERTA!
Cegueira: A PROIBIÇÃO da ANVISA contra produto popular, amado pelas mulheres e arrancado das lojas
31/05/2024 às 18h25
A autarquia proibiu um produto capilar muito popular após causar cegueira e decretou sua retirada das lojas
Um produto muito popular que chegou a ser bastante usado por diversas mulheres em todo Brasil foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Vale dizer que, o órgão tem o poder de proibir ou liberar qualquer produto, desde que avaliado o seu potencial de risco e a segurança do consumidor. Sendo assim, a seguir, confira mais detalhes sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anvisa tomou essa medida devido ao recebimento de diversas, denuncias, relatos e informações sobre efeitos ao ser humano que eram, supostamente, ocasionados por produtos cosméticos de modelar tranças e cabelos. Entre um desses efeitos, está a cegueira temporária, que foi o que mais causou entre a população.
Segundo a agência, uma vez que os produtos aplicados no cabelo, podem permanecer por horas ou dias no cabelo, é necessário um cuidado especial com os olhos, já que, quando o cabelo entrar em contato com a água, o produto pode escorrer e entrar nos olhos. De acordo coma as informações, foram registrados em 2023, 26 casos de efeitos indesejáveis relacionados o uso de pomadas para modelar somente em um mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre os efeitos estão a cegueira temporária, entre outros indesejáveis, supostamente ocasionado por esses produtos, que causaram pânico em muitas pessoas. Assim, a Anvisa proibiu mais de mil marcas desses cosméticos. Esses casos, registrados em sistemas como o Notivisa e informados por órgãos de Vigilância Sanitária, hospitais, entre outros, revelam diversos impactos, incluindo:
- a cegueira temporária,
- reações alérgicas,
- vermelhidão,
- ardência nos olhos,
- lacrimejamento intenso,
- coceira,
- inchaço ocular,
- e dor de cabeça.
Todos os clientes que usam esse tipo de produto são de diversas faixas etárias, tanto criança quanto adulto. Também dos mais variados estados como Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, São Paulo e Paraná. Em alguns casos, os efeitos indesejáveis ocorreram após o contato com água de piscina, mar, chuva e até mesmo suor excessivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns relatos também mostraram efeitos mais graves, como cegueira temporária, que resultaram em atendimento médico. A recuperação da visão em alguns casos demorou mais de uma semana e até 15 dias. Esses casos são considerados efeitos indesejáveis graves, definidos como reações adversas inesperadas e prejudiciais à saúde humana que levam a incapacidade funcional.
Apesar dessas informações, é possível encontrar diversas dessas pomadas proibidas na internet, no caso, é comum se achar em site de vendas como a Shopee, por exemplo. No entanto, a Anvisa também liberou uma extensa lista de produtos, com mais de mil pomadas modeladoras que não apresentam riscos ao ser humano e estão reguladas conforme a agência.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra marca n°1 de café, retira de mercados às pressas e atinge idosos 60+
● Abacaxi e +1 fruta: Jornal da Band traz comunicado emergencial da ANVISA com descoberta sobre 2 populares
● Alerta máximo: Comunicado da ANVISA confirma proibição de nº1 das farmácias dos 60+ após descoberta
Qual o papel da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por criar normas e regulamentos e dar suporte para todas as atividades da área no País. A Anvisa também é quem executa as atividades de controle sanitário e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br