ALERTA!
Cegueira: A proibição imediata da Anvisa contra produto popular entre as mulheres e retirada urgente de lojas
27/07/2024 às 22h33
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decretou a proibição imediata de produto bastante usado pelas mulheres mas que apresenta sérios riscos a saúde humana; confira
Sabemos que as mulheres a cada dia aumentam os cuidados com o corpo, pele, cabelo e diversos outros pontos que levam ao bem estar do mundo feminino. No entanto, é importante estar atento a cada item utilizado, visto que alguns deles pode apresentar riscos a saúde. Dito isso, a Anvisa foi responsável por proibir produto popular amado pelas garotas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é um órgão regulamentador que visa proteger os consumidores de produtos que possam apresentar perigos a vida humana. Dessa forma, a autarquia recebeu algumas denúncias sobre efeitos indesejáveis ocasionados por produtos famosos.
De acordo com o portal da Anvisa, alguns produtos cosméticos para trançar e modelar cabelos podem ter sido a causa de cegueira temporária em alguns consumidores. No ano de 2023, conforme foi apurado pelo portal G1, 26 casos sobre reações alérgicas relacionados ao uso da pomada de cabelo foram registrados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cegueira, um dos maiores terrores vividos por algumas mulheres, de acordo com alguns relatos, podem ter sido causadas pelo uso desses cremes. Alguns acontecimentos relacionado ao uso do produto, foi registrado no sistema de informações da autarquia ainda no ano passado, como ‘Notivisa’. Além disso, outros casos foram comunicados por meio dos órgãos de Vigilância Sanitária locais, hospitais da Rede Sentinela e por matérias jornalísticas veiculadas na imprensa.
Veja a seguir alguns dos sintomas causados pelo uso da pomada modeladora:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- reações alérgicas;
- cegueira temporária;
- vermelhidão;
- ardência nos olhos;
- lacrimejamento intenso;
- coceira;
- inchaço ocular;
- dor de cabeça.
De acordo com alguns médicos especialista, a recuperação da visão em alguns casos demorou mais de uma semana e até 15 dias.
Com o inédito acontecimento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária cravou através resoluções da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda, uso, assim como, o recolhimento de diversos produtos para modelar os cabelos. Conforme a fonte, em dezembro de 2023 o órgão vinculado ao Ministério da Saúde proibiu cerca de 1.266 pomadas.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Descoberta e decreto: Anvisa faz proibição contra alimento n°1 no Brasil e retira produto das prateleiras do Carrefour e +
● Câncer e até morte: Renata Vasconcellos para JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 no Brasil
No entanto, apesar disso, é bastante comum encontrar esses materiais sendo vendidos em marketplaces ou sites. Segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o alerta vermelho fica ligado para todos aqueles que buscam o uso do creme para cabelo, pois, deve-se se atentar com possíveis irregularidades e produtos que foram proibidos de serem comercializados, devido os perigos a serem impostos para quem usa.
Mas de pomadas liberadas para uso
Embora exista uma lista com mais de mil produtos de pomadas capilares barradas pela Anvisa, também existem uma listagem daqueles que podem ser usados sem nenhuma preocupação. Você pode encontrar a lista no site oficial do Governo (Gov.br), ou clicando neste link.
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
Você pode fazer uma denúncia para a Anvisa pelo site da Ouvidoria (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria), pelo telefone 0800 64 29782, pessoalmente em qualquer unidade da Vigilância Sanitária do seu estado ou pelo app Fale com a Ouvidoria. Tenha em mãos o nome da empresa, o produto envolvido e o tipo de infração. A denúncia pode ser feita de forma sigilosa e a Anvisa investigará todas as denúncias recebidas.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: