PERIGO!

Olhos inchados e cegueira: Decreto da ANVISA proíbe e manda retirar 47 produtos amados pelas 25+

ANVISA emite decreto contra queridinho das 25+ por risco de cegueira e inchaço (Foto: Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

ANVISA emite decreto contra queridinho das 25+ por risco de cegueira e inchaço (Foto: Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva)

ANVISA decide agir e toma medida contra 47 produtos, amplamente usados pelas mulheres acima dos 25, após riscos graves que afetam a visão

A ANVISA emitiu um decreto cancelando a comercialização de 47 produtos amplamente utilizados por pessoas acima de 25 anos, no último dia 25 de fevereiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tratam-se de pomadas capilares, um dos produtos mais amados e utilizados para fixar ou modelar cabelos.

A medida foi tomada por não atenderem aos critérios estabelecidos pela resolução RDC 814/2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mesma visa proteger a saúde dos consumidores, já que o uso desses itens irregulares pode causar sérios riscos, como cegueira temporária, inchaço nos olhos e outros efeitos adversos.

Sendo assim, a partir de informações obtidas através do portal Agência Brasil, a equipe do TV Foco traz:

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA emitiu decreto contra 47 pomadas capilares (Foto: Reprodução/Internet

O decreto:

No decreto, a Anvisa destacou que apenas produtos regularizados podem ser fabricados e comercializados.

O descumprimento dessa norma é considerado uma infração sanitária, sujeita a penalidades como multas, cancelamento de registro e interdição do estabelecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maioria desses 47 produtos cancelados descumpriu o artigo da resolução que exigia a adequação dos processos de regularização e a apresentação de informações essenciais, como:

Vale ressaltar que, logo após a publicação da RDC 814/2023, a ANVISA já havia cancelado os registros de 1.266 pomadas capilares, reforçando a fiscalização rigorosa nesse segmento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para consultar todos esses produtos cancelados e irregulares, clique aqui*.

Riscos:

Conforme mencionamos acima, o uso de pomadas capilares irregulares ou inadequadas pode causar uma série de efeitos indesejados, incluindo:

Pomadas capilares irregulares podem causar cegueira temporária, inchaço nos olhos e vermelhidão (Foto: Reprodução/ Internet)

Além disso, os produtos não regulamentados podem conter substâncias tóxicas ou em concentrações acima do permitido, aumentando a probabilidade de reações alérgicas graves e danos à saúde a longo prazo.

Como comprar cosméticos com mais segurança?

A fim de evitar problemas com produtos irregulares, a ANVISA recomenda que os consumidores sigam estas orientações:

Somente os itens desta lista têm permissão para comercialização legal.

Verifique sempre se o produto está regularizado pela ANVISA para garantir a segurança do uso (Foto Reprodução/Agência Brasil)

Conclusão:

Em suma, a ANVISA cancelou a comercialização de 47 pomadas capilares por não cumprirem a resolução RDC 814/2023, alertando para riscos como cegueira temporária, inchaço nos olhos e irritações.

Produtos irregulares podem conter substâncias tóxicas, e a Anvisa recomenda verificar a regularização, checar rótulos e evitar preços muito baixos.

Por fim, você pode consultar a lista de produtos autorizados no site da ANVISA para garantir a segurança. Mas, para outros decretos da ANVISA, clique aqui*.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile