URGENTE

Cegueira e queimaduras graves: ANVISA baixa proibição às pressas e arranca produto amado pelos homens

Cegueira e queimaduras graves leva a proibição de produto na ANVISA (Foto: Internet)

147 pessoas hospitalizadas em um mês: Anvisa faz proibição urgente de produto queridinho por brasileiros

Em uma ação diligente e urgente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu uma proibição imediata de pomadas capilares, retirando do mercado 1.266 produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa medida foi desencadeada pelos crescentes casos de efeitos adversos graves, incluindo situações de cegueira temporária e queimaduras nas córneas.

A decisão urgente foi tomada na última sexta-feira, visto o número crescente de pessoas, principalmente homens, hospitalizados por usarem pomadas de cabelo, em meio as festividades de fim de ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa proibiu a comercialização de pomadas de cabelo após incidentes (Foto: Reprodução Internet)

No documento, é determinado o cancelamento dos processos de regularização de pomadas capilares que contenham 20% ou mais de álcoois etoxilados, incluindo ceteareth-20 ou empresas que tenham pelo menos um produto associado a eventos adversos graves.

Essa não é a primeira vez que a ANVISA toma medidas rigorosas em relação a pomadas para o cabelo. No início de 2023, a agência proibiu a comercialização de todas as pomadas modeladoras e para tranças no país, após relatos de cegueira temporária.

Em março, uma lista de produtos autorizados a retornar ao mercado foi definida, mas agora, diante de mais de 170 casos de queimaduras nas córneas no Rio de Janeiro, a ANVISA emitiu um alerta urgente sobre o uso dos cosméticos.

LEIA TAMBÉM!

Anvisa proibiu uso de pomada em cabelo (Foto: Reprodução/TV Globo)

A agência reforça que apenas os itens explicitamente listados como autorizados podem ser fabricados e comercializados, e está colaborando ativamente com órgãos de saúde para entender a extensão do problema e proteger a população.

Por isso, se você leitor ou alguém que você conhece faz uso de pomadas capilares, é importante conferir quais são os produtos liberados pela ANVISA, assegurando sua saúde e bem-estar. Confira a lista aqui.

Por que essas pomadas fazem mal à saúde?

Álcoois etoxilados, como o ceteareth-20, são substâncias usadas em produtos como cremes e pomadas para melhorar a mistura de ingredientes e a textura.

No entanto, algumas preocupações com a saúde surgem porque essas substâncias podem ser feitas usando um produto químico chamado óxido de etileno, que pode ser prejudicial.

Se restos desse produto químico ficam nos produtos em níveis altos, pode representar um risco. As autoridades regulatórias estabelecem limites seguros, mas é bom estar ciente dos ingredientes e, se houver dúvidas, buscar mais informações.

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile