IMPORTANTE!

Cegueira e risco à saúde: O decreto da Anvisa e interdição às pressas contra 50 marcas que pode ter em casa

12/04/2024 às 19h40

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
O decreto da Anvisa e interdição às pressas contra 50 marcas - (Foto: Reprodução / Internet)

Produtos queridinhos do povo brasileiro saem das prateleiras por ordem da Agência de Vigilância Sanitária

A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), é um órgão que visa assegurar a segurança do consumidor para devidos produtos que possam por em risco a saúde do consumidor. Desse modo, falaremos sobre a interdição urgente de 5 marcas que podem estar na sua casa e você nem imagina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que em fevereiro do ano passado, a Anvisa interviu na comercialização de marcas que estavam causando cegueira, ardência e aflição para os clientes.

Conforme divulgado pelo portal UOL, em fevereiro de 2023, a autarquia impediu a venda de pomadas que modelam cabelos, mercadorias essas que estavam disponíveis no mercado brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com a fonte, a decisão da Anvisa foi tomada devido uma avaliação de risco feita pelo Ministério da Saúde, que alegou que os itens estariam ligados com diversas lesões visuais, como ardência e cegueira temporária, gerando uma grande angustia na população.

Anvisa proíbe venda pomadas para modelar e trançar cabelos (Foto: Reprodução/ Internet)
Anvisa proíbe venda pomadas para modelar e trançar cabelos (Foto: Reprodução/ Internet)

“Como o fato ocorreu no período próximo ao Carnaval, quando o uso de penteados tende a aumentar, a Anvisa proibiu esses produtos para que não ocorressem novos surtos de intoxicação ocular”, disse o órgão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Devido a essa situação de risco, os produtos foram retirados do mercado e que inclusive, pode você pode ter aí na sua casa. Confira logo a seguir quais são eles:

  • Pomada para Tranças Ômegafix;
  • Pomada Cassu Braids Cassulinha Cabelos;
  • Pomada Capilar Condicionante Modeladora Fixadora Studio Hair Tranças — Muriel.

Conforme o UOL, mais dezenas de marcas foram suspensas, além de que a Vigilância Sanitária se viu forçada a uma investigação mais detalhada, situação essa que resultou na lista de mais de 400 pomadas capilares que podem ser vendidas.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pomada de cabelo (Foto: Reprodução / Internet)
Pomada de cabelo (Foto: Reprodução / Internet)

“Nesse período de interdição, foi verificada a redução de casos de notificações de eventos adversos gerais relacionados a esses produtos. Destaca-se também que a Agência não recebeu relato de evento adverso grave relacionado a nenhum dos produtos da lista dos que estão autorizados”.

Vale dizer que, ao procurar o posicionamento das empresas responsáveis pelas pomadas, não foram encontradas nenhuma nota oficial sobre o caso e nem manifestações.

Todavia, é válido levar em consideração que, hoje em dia, caso deseje comprar uma pomada modeladora, é importante verificar a lista de produtos válidos, no site da Anvisa, para ter certeza que ele não trará nenhum problema para seus olhos.

Quais pomadas modeladoras são liberadas pela Anvisa?

  • Maneuver Cream Pomade, Redken;
  • Pomada Capilar Efeito Matte, QOD Barber Shop;
  • Pomada Capilar, Panvel;
  • Fix Pomade – Pomada modeladora, Truss;
  • Pomada Modeladora, K.Pro Petit;
  • Premium Clay, Keune;
  • Creme Para Modelar, Trivitt Style;
  • Touch Pomade Efeito Seco, Ckamura Style;
  • Pomada Modeladora, Siàge Men;
  • Pomada Modeladora Anti Frizz, Baboon.
Mulher passando pomada no cabelo (Foto: Reprodução / Freepik)
Mulher passando pomada no cabelo (Foto: Reprodução / Freepik)

Anvisa
pomada ANVISA
proibição da anvisa

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.