Celso Freitas paralisou o Jornal da Record com uma nova lei do CPF, mudança em documentos e até fim do mais popular
No dia 12 de janeiro de 2023, Celso Freitas paralisou o Jornal da Record com uma nova lei do CPF, que está em vigor em 2024, e traz o fim de um documento após 41 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo após mais de um ano da notícia, inúmeros brasileiros ainda não sabem quais mudanças irão ocorrer nos documentos. Pensando nisso, nesta quarta-feira, 14, iremos atualizar todos os detalhes sobre a nova lei.
Em suma, Celso Freitas atualizou as informações sobre a nova Carteira de Identidade Nacional para substituir RG, que foi criado em 1983. A medida foi aprovada por Lula em 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Aqui no Brasil, foi sancionada pelo presidente Lula a lei que estatele o CPF, cadastro de pessoa física, como o único número de identificação nos bancos de dados de serviços públicos”, disse o apresentador da Record.
Em seguida, o âncora reforçou que os principais documentos do cidadão deverão contar com o número do CPF. A Lei 14.534/23 determina que: “O órgão emissor deverá, na emissão de novos documentos, utilizar o número de inscrição no CPF como número de registro geral da Carteira de Identidade”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mudança de Lula tem objetivo de unificar os documentos e trazer segurança para os brasileiros devido as fraudes envolvendo o RG.
Antes, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Canetada de Lula: Nova lei dos retrovisores traz 4 mudanças cruciais e motoristas são AVISADOS
● Lula baixa canetada ainda em 2024 com NOVA LEI, fim a veículos em autoescolas e isso é o que acontecerá
● Oficial: Nova lei da CNH atinge em cheio milhares de motoristas que dirigem carro automático em 2025
MUDANÇAS
O CIN também chama a atenção por conta das novidades do documento. São elas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Terá QR Code: Permitirá uma checagem facilitada de dados pela Segurança Pública e por unidades de atendimento público e privados;
- CIN poderá ter o código do passaporte: Válido apenas para países com acordos, como no bloco do Mercosul. Mas, ele não substituirá o passaporte;
- Carteira poderá ser física e digital;
- Carteira poderá agregar documentos.
Mas, os brasileiros não devem ficar apreensivos para trocar o documento, uma vez que o RG só perderá a validade no dia 28 de fevereiro de 2032, segundo a Record.
Por fim, a nova carteira começou obrigatoriamente a ser emitida em todos os estados desde março deste ano. A primeira via da CIN e as renovações, em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, de acordo com a Lei 7.116/83.
Porém, a segunda via da CIN trará uma taxa, que varia de estado para estado.
COMO FAÇO PARA CONSULTAR O CPF?
O CPF é um dos documentos mais importantes entre os brasileiros. Mas, poucos sabem como consultá-lo. Desse modo, nós iremos ensinar:
O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.
- Acesse o site da Receita Federal;
- Insira os dados: Número do CPF e a Data de Nascimento;
- Clique na caixinha “Eu não sou um robô”;